4º Canoas em Dança começa nesta quinta-feira

Foto: Vitoria Moraes

Canoas vem conquistando seu espaço na cultura do Estado com trabalhos e uma agenda de qualidade. Eventos como a sua Feira do Livro, que em 2016 chega a 32ª edição, e o Canoas Jazz, comprovam esse esforço que vem dando grandes frutos.

Foto: Vitoria Moraes
Foto: Vitoria Moraes

Mas a cidade também pode ser orgulhar de ter uma cena de dança muito bem consolidada. Tanto que, de 28 a 30 deste mês será realizado o Dia Internacional da Dança em Canoas – 4ª edição, uma realização da Secretaria Municipal de Cultura e do Sesc Fecomércio, que trará diversos grupos de dança, performances exclusivas, mostra estudantil e festival de hip hop, além de prestar homenagem ao bailarino e coreógrafo Kristian Galvão. A abertura ocorre no próximo dia 28, a partir das 20h, no Teatro do Sesc/Canoas (Avenida Guilherme Schell, 5340), com a homenagem a Galvão.

Noite de estreia

A noite também será de estreia do novo trabalho do Canoas Coletivo de Dança: “Whatsapp para Shakespeare”, uma performance exclusiva, uma livre adaptação, com técnicas da dança urbana, do clássico “Sonho de Uma Noite de Verão”, de Shakespeare. O trabalho tem concepção e direção de Carlota Albuquerque, produção de Cristina Pereira e Joana Willadino, figurinos de Fabrízio Rodriguez e a participação especial do ator Tom Peres.

O Canoas Coletivo de Dança, companhia de dança criada há um ano, fez sua estreia com o espetáculo “Anatome” na 3ª edição do evento, garantindo um convite para se apresentar na edição de 2015 do Porto Alegre em Cena e, recentemente, foi contemplado com o Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2015.

Outro destaque da programação acontece no dia 30, a partir das 17h, no Teatro do Sesc/Canoas com a seletiva estadual do FIH2 Festival Internacional de Hip Hop, um dos mais importantes do gênero em todo o país. Serão 24 grupos, 381 bailarinos, 16 cidades, três grupos canoenses, entre eles o Grupo Young Crew que tirou 4º lugar no Festival Internacional de Hip Hop 2015, em Curitiba. Também participam, de Canoas, os grupos Studio Spasso e Identidades Grupo de Dança.

Confira a programação:

28/04

Abertura Oficial

Homenagem ao artista Kristian Galvão

Apresentação do Canoas Coletivo de Dança com “Whatsapp para Shakespeare” (Livremente inspirado na obra “Sonho de uma noite de Verão”)

Local: Teatro do SESC (Rua Guilherme Schell, 5340 – Centro)

29/04

9h – Apresentações / Intervenções de Dança

Local: Estação Canoas/La Salle (Av. Victor Barreto, 790 – Centro)

11h – Intervenção Vitrine da Dança com Carini Pereira

Local: Estação Canoas/La Salle (Av. Victor Barreto, 790 – Centro)

12h – Apresentações /  Intervenções de Dança

Local: Praça da Emancipação (Rua XV de Janeiro, 15 – Centro)

14h – Flash Mobi  / Escola de Danças Najma Safi

Local: Calçadão (Rua Tiradentes, 235 – Centro)

14h30min – Mostra Estudantil

Local: Teatro do SESC (Rua Guilherme Schell, 5340 – Centro)

20h – 4ª Gala de Dança

Art & Dança, Ballet Erenita, Cenda Grupo de Dança, Game Over, Grupo de Dança da Ulbra, Inspiración Tango, Kristian Galvão Grupo de Dança, La Tablada, Najma Safi, Studio Spasso, Urban Face e Young Crew

Local: Teatro do SESC (Rua Guilherme Schell, 5340 – Centro)

30/04

15h – Ensaio aberto do “Só coisas boas” e Aulão de Ritmos / Ballet Erenita

Local: Parque Getúlio Vargas (Capão do Corvo / Rua Dona Rafaela, 700 – Marechal Rondon)

FIH2 Festival Internacional de Hip Hop – Seletiva Estadual

17h – Seletiva Júnior e Sênior

20h – Seletiva Avançado

Local: Teatro do SESC (Rua Guilherme Schell, 5340 – Centro)

 

 

Por Daniel Soares – PMC