Teatro Sarcáustico promove projeto de formação de plateia com apresentações de Franky/Frankenstein

Foto: Claudio Etges

O Teatro Sarcáustico comemora 12 anosde pesquisa cênica em 2016 promovendo um projeto de formação de plateia, que inicia com duas apresentações de “Franky/Frankenstein” no Multipalco Theatro São Pedro, nos dias 02 e 03 de abril. Em seguida, a companhia segue por uma turnê pelas 17 regiões do Orçamento Participativo de Porto Alegre, ministrando oficinas para educadores e alunos, além de sessões do espetáculo, com entrada franca. As atividades têm financiamento do Fumproarte.

Foto: Claudio Etges
Foto: Claudio Etges

Serão ao total, 34 oficinas gratuitas de Formação de Plateia em 17 escolas públicas municipais, para alunos e professores. A atividade será dividida em três etapas: encontro com educadores; encontro com educandos e apresentação da peça. O projeto, intitulado “Formando plateias com Franky/Frankenstein”, ainda promove debates após as performances com intuito de desenvolver na prática os conteúdos das oficinas, que tem supervisão da psicopedagoga Patrícia Salge Lessa Colin.

“Estas oficinas têm como objetivo aproximar o espectador do fazer artístico, priorizando um mergulho do público na temática e nos elementos próprios da cena, antes mesmo da apreciação de um espetáculo teatral, aproximando o espectador do teatro e dando aval para sua interpretação”, afirma Patrícia. Nestes 12 anos de existência, o Sarcáustico aprofundou sua pesquisa de linguagem cênica ao experimentar novas possibilidades de utilização do espaço teatral, bem como ao elaborar e produzir espetáculos com dramaturgias inéditas, sejam originais ou adaptadas de obras literárias de autores contemporâneos. Estas se tornaram, sobretudo, as marcas dos espetáculos e das performances do grupo. Além disso, a companhia mantém oficinas de montagem e formação de plateia há seis anos na Usina do Gasômetro onde participa de residência artística através do projeto Usina das Artes – SCPMPA com uma pesquisa aprofundada na pedagogia da arte, tendo participado de projetos como Usina da Educação, entre outros.

Franky/Frankenstein é a segunda montagem para o público infantil do Teatro Sarcáustico. Tendo como inspiração o clássico Frankenstein de Mary Shelley, o espetáculo lança seu olhar sobre o estranho, as diferenças, a superação e a amizade.

Foto: Claudio Etges
Foto: Claudio Etges

“Franky/Frankenstein” é uma história de aceitação. Com uma linguagem inspirada na obra de Tim Burton, os atores narram a aventura de Victor, um menino curioso e solitário que decide criar seu próprio melhor amigo. Mas Franky, a criatura, é bem diferente do que ele esperava. Depois de muitas confusões eles vão descobrir que a amizade verdadeira não tem nada a ver

Com direção de Daniel Colin e com Guadalupe Casal e Ricardo Zigomático no elenco, a peça tem apresentações neste final de semana, dias 02 e 03 de abril, às 16h, com ingressos a R$ 40,00 (50% de desconto para artistas, estudantes e melhor idade), na Sala de Música do Multipalco Theatro São Pedro.

 

Serviço:

FRANKY/FRANKENSTEIN

02 e 03 de abril – sábado e domingo, às 16h. Sala de Música Multipalco Theatro São Pedro – Praça Marechal Deodoro, s/n

Ingressos: R$40,00 (50% de desconto para artistas, estudantes e melhor idade)

 

Por: Bruna Paulin