Se essa rua fosse minha inicia temporada 2016 no dia 27 de março

Foto: Fernanda Beppler

Primeira edição deste ano acontece no Dia do Teatro e do Circo com diversas atrações gratuitas

Após sete edições de sucesso em 2015, o Teatro Mototóti retorna ao Parque Mascarenhas de Moraes para a temporada 2016 do projeto independente de arte de rua Se Essa Rua Fosse Minha, no dia 27 de março, Dia Mundial do Teatro e Dia Nacional do Circo. Com o objetivo de ocupar o parque com atividades regulares, a primeira edição deste ano do projeto promoverá diversas atividades artísticas que contemplam a rua como palco, além de uma programação que conta com aulas de pilates, rodas de chimarrão, entre outras.

Foto: Fernanda Beppler
Foto: Fernanda Beppler

Os atores Fernanda Beppler e Carlos Alexandre, fundadores da companhia, são moradores do Humaitá e usam o parque como sua sede pública, onde desenvolvem ensaios e promovem apresentações. “Nosso desejo é fomentar a formação de plateia a longo prazo e trazer a comunidade à rua, para conviver em harmonia com a natureza e seus vizinhos”, declaram.

Em 2015, o Se Essa Rua Fosse Minha recebeu em torno de 1.500 pessoas em sete edições, tanto do Humaitá quanto espectadores de diversos bairros de Porto Alegre e municípios da Região Metropolitana. O grupo apresentou todos os espetáculos de seu repertório, além de aulas de pilates e boxe chinês.

Neste ano, além dos espetáculos do Teatro Mototóti, o Circuito contará com artistas e grupos convidados. Para o dia 27, a programação conta com as apresentações dos espetáculos Histórias da Bergamotinha, Ao Divagar Se Vai Longe e De Bicicleta Mais Ainda… e do Teatro em Miniatura.

Histórias da Bergamotinha é o mais recente trabalho do Teatro Mototóti. O projeto busca atender o público infanto-juvenil, aproximando-o da casa das histórias: o livro. As histórias não são apenas lidas, mas sim contadas, cantadas e encenadas, onde os contadores Geison Aquino e Mariana Beppler se utilizam de elementos teatrais como a música, a encenação, manipulação de objetos, bonecos e instrumentos musicais, para transformar a história em um espetáculo multilinguagem, que encanta a todas as idades.

Abrindo a programação de 2016, está a Trupi di Trapu e seu Teatro em Miniatura. Criado em 2008 por Anderson Gonçalves e Carmen Lima, a Trupi tem trajetória de sucesso no mundo do teatro de animação. O grupo destaca-se por seu trabalho em oficinas com crianças, jovens e educadores, levando a arte do teatro de bonecos de forma democrática aos mais variados públicos no Brasil, Argentina, Peru e Colômbia. Numa incursão mágica pelo mundo do teatro “lambe-lambe”, o grupo se reinventa e se descobre dentro da pequena grande fábrica de sonhos que são as caixas de teatro em miniatura. Como num teatro as caixas são dotadas de som, luzes e, claro, de atores, num local onde ter um espectador é sinal de casa lotada.

Ao Divagar se Vai Longe e de Bicicleta Mais Ainda…, da Cia. UmPéDeDois, conta a história de Camomila e Quindim. Em busca de um lugar perfeito ao encontro de um amor nem tão perfeito assim, descobrem, entre malas e malabarismos, o que sempre esteve ali, bem debaixo dos seus narizes vermelhos: eles se amam e adoram andar de bicicleta!

A programação também conta com aulas de pilates, roda de chimarrão, bate papo e distribuição gratuita de mudas de plantas, tudo com entrada franca. Para mais informações, acesse: www.mototóti.com.br

SERVIÇO:

Evento: Circuito Se Essa Rua Fosse Minha – 2016: 1ª edição

Data: 27/03/2016 – domingo

Local: Parque Mascarenhas de Moraes (Rua Palmira Gobbi, Humaitá, Porto Alegre/RS)

Horário: a partir das 15 horas

Ingresso: Gratuito – contribuição espontânea no chapéu para atividades artísticas

PROGRAMAÇÃO:

15h – abertura com Teatro Em Miniatura (Trupi di Trapu)    – aula de pilates (Personal Pilates By Bárbara Neumann)

15h30 – Histórias da Bergamotinha (Teatro Mototóti)

16h30 – Ao Divagar Se Vai Longe e De Bicicleta Mais Ainda… (Cia. UmPéDeDois)

17h30 – Roda de Chimarrão e bate papo com todos os artistas envolvidos.

18h – Encerramento

– Atividade extra: distribuição gratuita de mudas de plantas durante a programação

 

Por: Bruna Paulin