Porto Alegre recebe primeira edição da Virada Sustentável

Sucesso de público e crítica na capital paulista desde 2011, a Virada Sustentável ocorre em Porto Alegre pela primeira vez em 2016. De 31 de março até 3 de abril, a capital gaúcha ganha feições de agito cultural com atividades e conteúdos ligados aos temas da sustentabilidade  – qualidade de vida, biodiversidade, resíduos, água, cidadania, mobilidade urbana e mudanças climáticas, além de potencializar a discussão sobre a importância da economia em negócios sustentáveis. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público.

LENINE-777x437

Seminário – Trata-se de um programa de atrações realizadas simultaneamente em parques e outros espaços públicos, equipamentos culturais e universidades, que inclui também o Seminário Internacional Virada Sustentável Porto Alegre 2016.

O encontro tem a participação de 27 especialistas de diversos estados e da Argentina, com o objetivo de demonstrar as preocupações com os impactos das mudanças climáticas no mundo e nas cidades, as mudanças éticas, culturais, educacionais e empresariais necessárias na busca de novos modos de comportamento e formas produtivas, menos agressivas e danosas ao Planeta. Atividade com viés acadêmico, mas aberta para todos os públicos, inclui formação completa pela internet com dupla certificação, presencial e à distância, que tem chancela da Unisinos. O seminário ocorre no Auditório Araújo Vianna, dia 1º e 2 de abril, com capacidade para até 3 mil pessoas. As inscrições estão abertas pelo site www.viradasustentavel.com/poa.

A Virada Sustentável é um movimento de mobilização colaborativa para a sustentabilidade, que envolve articulação e participação direta de organizações da sociedade civil, órgãos públicos, coletivos de cultura, movimentos sociais, equipamentos culturais, empresas, escolas e universidades.

“Ver a Virada Sustentável realizada numa cidade tão rica em inovações socioambientais, berço do Fórum Social Mundial e Fronteiras do Pensamento, é motivo de orgulho para todos nós. Não tenho dúvidas de que Porto Alegre será um exemplo para o restante do País”, afirma André Palhano, idealizador da Virada Sustentável, evento que nasceu em São Paulo cinco anos atrás e se realiza pela primeira vez na capital gaúcha.

Sobre a programação da 1º edição da Virada Sustentável em Porto Alegre
De 31 de março até 3 de abril de 2016
Atividades 100% Gratuitas
www.viradasustentavel.com/poa

Show de Abertura
Datas: 31 de março e 1° de abril
Local: Largo Glênio Peres (ao lado do Mercado Público de Porto alegre)
Horário: 18h30.
Primeira noite: Os Fagundes e Luiz Marenco
Segunda noite: Banda Saldanha e Bloco da Laje

Seminário Internacional Virada Sustentável Porto Alegre 2016
Datas: 1 e 2 de abril
Local: Auditório Araújo Vianna
Seminário planejado por professores e pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Unisinos, com coordenação do StudioClio (Centro de Arte e Humanismo).

Skate na Virada
Data: 2 de abril
Horário: 14h
Trajeto: na Av. Edvaldo Pereira Paiva – concentração no canteiro central em frente a pista do Parque Marinha do Brasil, onde ocorre diversas atividades sobre skate. Trata-se do primeiro grande passeio de skate de Porto Alegre.

Remada da Virada
Data: 2 de abril
Horário: 10h
Local: Praia de Ipanema
Ocorre na zona sul da cidade uma grande remada coletiva em prol da limpeza do Guaíba e da ocupação da praia como tal, com stand up, canoagem e caiaques.

EcoPontos
Data: de 2 e 3 de abril
Local: Redenção, Marinha e Parcão
Cada espaço oferece dois blocos de programação, sendo um deles com oficinas e atividades sobre sustentabilidade, e outra, com programação e conteúdo cultural. Estes espaços são as embaixadas da Virada Sustentável nas principais praças/parques da cidade.

Pedalando na Virada
Data: 3 abril
Horário: 9h
Passeio ciclístico pela cidade que tem como ponto de saída e chegada o EcoPOnto do parque da Redenção, onde as 11h30 ocorre o show de encerramento da Virada Sustentável 2016.

Campanha de recolhimento de lixo eletrônico
Recolhimento de lixo eletrônico é feita por meio de um drive-thru localizado no estacionamento do Parcão (logo após a descida da Av. Mostardeiro).
Data: 2 de abril
Local: Parcão
Horário: das 9h às 18h

Show de Encerramento
Data: 3 de abril
Local: Parque da Redenção
Horário: 12h
Artista convidado: Lenine e Orquestra

Prêmio Boas Ideias de Sustentabilidade
Período: Lançamento em 15 de março.
Inscrições: de 1º de abril a 1º de maio de 2016
Entrega dos prêmios na Semana do Meio Ambiente, em junho de 2016
Em parceria com a Fundação Gaia, a Virada Sustentável promove o prêmio, que visa incentivar e valorizar iniciativas sustentáveis das áreas pública, privada e do terceiro setor. São reconhecidos projetos sociais, econômicos, ambientais e ações de educação e comunicação para a sustentabilidade.

Atividades paralela
Através de um processo de mobilização e discussões, a Virada Sustentável incentiva coletivos de cultura, grupos de economia criativa e outras instituições públicas e privadas a realizarem atividades paralelas sobre sustentabilidade.

Sobre o Seminário Internacional Virada Sustentável Porto Alegre 2016
Dias 1º e 2 de abril
Auditório Araújo Vianna
Evento gratuito
Inscrições estão abertas por meio do endereço www.viradasustentavel.com/poa

 

Por: OSul