Praça da Juventude recebe o espetáculo “Automákina”

O espetáculo cênico de encher os olhos, “Automákina – Universo Deslizante”, estará neste sábado (27), a partir das 18h, na Praça da Juventude (Macroquarteirão 6 – bairro Guajuviras) com entrada franca.

maior_Automakina_by_Divulgao3

Contemplado com o Programa de Incentivo à Cultura, da Secretaria Municipal de Cultura de Canoas, em 2014, “Automákina” traz a atuação ímpar de Luciano Wiezer, sob a direção de Jackson Zambelli. A apresentação deste sábado abre a segunda temporada da tour “De Porto em Porto”. No domingo (28), a apresentação será na Prainha do Paquetá, às 17h. Depois, “Automákina” cumpre agendas em Antonina e Paranaguá, no Paraná; duas apresentações em Itajaí, além de São Francisco do Sul e Itapoã, em Santa Catarina; e, no Estado, em Pelotas e São Lourenço do Sul.

Espetáculo

Concebido pelo Grupo de Teatro de Pernas pro Ar, o espetáculo traz o olhar do próprio personagem como arquiteto e construtor do seu mundo. Durante mais de três anos, o Duque de Hosain’g construiu uma máquina gigante medindo seis metros de comprimento por sete metros de altura, integrando várias possibilidades artísticas, como o teatro de rua, de bonecos, bonecos autômatos, circo, música e artes visuais, instrumentos musicais exclusivos e toda a sorte de engenhocas, especialmente desenvolvidas para mostrar este universo surreal, seus pensamentos.

maior_Automakina_by_Divulgao

Com música criada exclusivamente para o espetáculo, o DNA do personagem se confunde com a nave e, juntos, ganham vida. O espetáculo traz à tona uma questão pertinente a todos os homens de todos os tempos: “a arte da sobrevivência”. Em cena, o simbolismo do teatro de bonecos com seus personagens autômatos, fazendo uma metáfora da existência humana, o virtuosismo das técnicas circenses, e a poética do teatro de rua.

 

Por: Daniel Soares – PMC