Secretaria da Cultura do Estado lança pela primeira vez edital específico para o artesanato

A Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) promoveu, na última semana uma reunião para organização das lideranças dos colegiados setoriais. Na ocasião, foi realizada com o grupo representativo do artesanato, que pela primeira vez tem representação como colegiado Setorial na Cultura do Rio Grande do Sul. O estado é o segundo no país a valorizar o setor, até então só existia colegiado em Pernambuco.

artesanato-faca-voce

Com a presença do secretário de Estado da Cultura,em exercício, André Kryszczun, foi anunciado o primeiro edital direcionado para o segmento.

Por determinação do secretário de Estado da Cultura, Victor Hugo, serão disponibilizados R$ 250 mil do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), e caberá às setoriais indicar o objeto do documento. “ Nada melhor do que vocês, que vivem a realidade do dia a dia do artesanato, dizerem à Sedac o tipo de ação que precisam ser atendidas por esse edital”, afirmou Kryszczun. O secretário destacou ainda a boa relação da secretaria com o setor. “Nossa gestão foi a única a institucionaliza o reconhecimento valorizar a importância do artesanato para a cultura”, concluiu.

O colegiado têm 15 dias para apresentar o objeto dos editais à Secretaria da Cultura para que eles sejam lançados ainda no primeiro semestre deste ano. No encontro foram eleitos a coordenação e a Secretaria Executiva do colegiado. A artesã Rejane Verardo será a coordenadora do grupo e os artesãos Márcia Morales e Sérgio Silva os secretários executivos.

 

Por: Cultura RS