Evento sobre HQs promove oficinas, palestras e workshops gratuitos

Considerado a nona arte, os quadrinhos têm sido, ao longo de décadas, uma fonte inesgotável de criatividade, revelando grandes artistas gráficos e grandes histórias, sejam elas de super-heróis ou não. Nos últimos anos, a produção independente de HQs vem crescendo em todo o Brasil e ganhando reconhecimento no mercado internacional. Para reforçar essa produção e ajudar a fomentar esse mercado, o Rua da Praia Shopping realiza a 2ª edição do evento Mundo HQ Rua da Praia, que acontece entre 15 e 20 de fevereiro, com programação gratuita (alguns estandes exigem inscrições prévias pelo e-mail contato@ruadapraiashopping.com.br ou pelo fone 51 3211.6600).

evento-quadrinhos-HQs-Porto-Alegre

Com troca de gibis, oficinas, palestras e workshops, um dos destaques do Mundo HQ Rua da Praia é a presença do jornalista paulistano Sidney Gusman, um dos maiores especialistas em quadrinhos do país, sete vezes vencedor do troféu HQ MIX, uma das mais tradicionais premiações dos quadrinhos brasileiros. Gusman escreve sobre o tema desde 1990, com artigos publicados nos jornais Estado de São Paulo, Folha de São Paulo, Jornal da Tarde, Folha da Tarde, entre outros. Responsável desde 2006 pela área de Planejamento Editorial da Mauricio de Sousa Produções, o jornalista realiza no dia 19 (sexta-feira), às 18h30min, a palestra “Inovando no Bairro do Limoeiro”.

Outros nomes de peso estão na programação. Daniel HDR abre o evento no dia 15, com a palestra “Do fã ao profissional”. Atuando na área desde 1988, Daniel já fez trabalhos para Marvel, DC Comics e Avatar Press. Atualmente um dos grandes nomes do quadrinho brasileiro, Ana Luiza Koehler irá ministrar a oficina “Aquarela Básica: Características, Materiais e uso da Técnica em Ilustrações e Quadrinhos”. Ela publicou, no final de 2015, a HQ Beco do Rosário, que se passa em Porto Alegre. Ana Luiza também é uma artista reconhecida no mercado europeu, já tendo feito trabalhos de ilustração para editoras e museus alemães e publicado histórias na França.

Para o encerramento do evento, no sábado (20), ocorre o painel “Colecionismo de Action Figures e Estátuas”, com os membros do Toy Quest, um dos mais relevantes portais sobre colecionismo do Brasil. O site organiza também nessa data a exposição de figuras de ação e estátuas sobre Batman e Superman, no embalo do filme da dupla, que estreia em março no Brasil.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA

15/02 às 18h30 – Palestra “Do fã ao profissional” com Daniel HDR.

15/02 às 19 horas – Workshop “Criando personagens para HQS, RPG e Games” com Roger Goulart, do Dínamo Estúdio.

16/02 às 17 horas – Márcio Cabreira ministra a oficina infantil “Quero Ser Desenhista – Materiais, Técnicas e Dicas para Começar a Desenhar”.

17/02 às 17h30 – Troca de Gibis

17/02 às 18 horas – Ana Luiza Goulart Koehler ministra a oficina “Aquarela Básica: Características, Materiais e uso da Técnica em Ilustrações e Quadrinhos”.

18/02 às 18 horas –palestra com Cris Peter sobre “Não Acessorize. Colorize!”.

19/02 às 18h – Troca de Gibis

19/02 -18h30 – “Inovando no Bairro do Limoeiro Resumo: como se transforma e amplia o escopo de atuação da maior produtora de quadrinhos do Brasil sem perder a essência dos personagens de Mauricio de Sousa”, com o jornalista paulistano Sidney Gusman.

20/02 às 14 horas – Palestra “Cosplaying – Introdução, escolha de personagem, maquiagem e caracterização”, com Otávia Cé.

20/02 às 16 horas – Painel “Colecionismo de Action Figures e Estátuas com o Toy Quest” com o tema Batman e Superman.

Serviço

O que: 2ª edição do evento Mundo HQ Rua da Praia

Quando: Abertura no dia 15 de fevereiro, às 18h30min. A programação segue até 20 de fevereiro de 2016.

Onde: Rua da Praia Shopping – Pavimento Grande Hotel (Rua dos Andradas 1001, Centro de Porto Alegre)

Quanto: Evento aberto ao público com entrada franca.

Inscrições: Workshops e oficinas realizados na segunda, terça e quarta-feira terão inscrições prévias pelo e-mail:contato@ruadapraiashopping.com.br ou pelo fone (51) 3211.6600.

 

Por: Cullturíssima