Enio Lippmann em exposição na Galeria Paulo Capelari a partir de 25 de janeiro

Pintor, desenhista e gravador, é considerado um dos maiores nomes da arte do Sul do Brasil. Enio Lippmann, exposição homenageando o mestre e amigo, inaugura no próximo dia 25 de janeiro, segunda-feira, a partir das 9h, na Galeria de Arte Paulo Capelari, em Porto Alegre. A mostra contempla série de pinturas em acrílico sobre tela e aquarelas, em médios formatos, que revela a maturidade do mestre no domínio da técnica. A visitação poderá ser feita até o dia 12 de fevereiro, de segunda a sexta, das 9h às 19h e aos sábados das 10h às 13h. A entrada é franca.

Foto_Enio_Lippmann

 Sobre Enio Lippmann

Enio Lippmann, artista plástico, nasceu em 1º de dezembro de 1934, na cidade de Rio Pardo, Rio Grande do Sul. Os primeiros estudos realizados de pintura foi em Petrópolis, Rio de Janeiro. Após passar um ano em Santa Maria, no centro do Estado, fixou residência em Porto Alegre, onde concluiu o curso de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Realizou cursos com Iberê Camargo, Marcelo Grassmann e Francisco Stockinger.

Em 1956, participa pela primeira vez, no salão da Escola de Belas Artes. Em 1961, realiza a primeira individual na Galeria do Instituto Cultural Brasil/Estados Unidos, Rio de Janeiro. Realizou inúmeras exposições coletivas e individuais. Destacam-se alguns prêmios entre os diversos que recebeu durante sua trajetória na arte; Prêmio em Desenho no Salão da Câmara Municipal de Porto Alegre, em 1960, o Prêmio Divisão de Cultura para Melhor Artista Gaúcho, em 1962; e Menção Honrosa na edição de 1969 do Salão de Artes Visuais do Paraná. Em 1993, a retrospectiva Ênio Lippmann, Quatro Décadas: Pintura, Desenho, Gravura, no Espaço Cultural BFB, em Porto Alegre. Em 1995, participa de A arte vê a moda, coletiva na Casa de Cultura Mário Quintana, Espaço Vasco Prado e Galeria Xico Stockinger, Porto Alegre. Em 1997 comemora quarenta anos de pintura através de retrospecto no restaurante Il Gattopardo, Porto Alegre: auto-retrato, paisagens e composições; e , em 1998, individual na Lacco Zanchi Kuns Tagalery, Bélgica.

Expressou sua arte por meio de pinturas abstratas e na segunda metade da década de 70, optou pelo tema  “panos”, trazendo sua pintura para o figurativo. Enio Lippmann, veio a falecer em 2014.

SERVIÇO:

O Quê: Enio Lippmann, exposição homenageando o mestre e amigo

Onde: Galeria de Arte Paulo Capelari (Rua Cel. Bordini, 665), Bairro Auxiliadora, em Porto Alegre-RS.

Quando: De 25 de Janeiro a 12 de fevereiro de 2016. Visitação de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h e sábado das 10h às 13h.

Quanto: Entrada franca

 

Por: Silvia Abreu