Rô Bjerk e Ricardo Fragoso na programação do Café Fon Fon

Foto: Filipe Caldeira

A poesia e a música brasileira ganham destaque e expressão na voz cristalina de Ro Bjerk e no violão de Ricardo Fragoso, que, juntos, se apresentam no Café Fon Fon, em Porto Alegre, no próximo dia 19 de novembro, quinta-feira, às 21h30min. A dupla comemora a indicação de seu último trabalho, Náufragos Urbanos, álbum composto em parceria com Martim César, que está indicado ao Prêmio Açorianos de Melhor CD de MPB, bem como a bem sucedida parceria já dura 11 anos.

Foto: Filipe Caldeira
Foto: Filipe Caldeira

Apostando em uma proposta autoral, a dupla apresenta canções assinadas por Ricardo Fragoso, compostas durante o período em que ele viveu em Paris, e outras que integram o álbum Náufragos Urbanos, em parceria com o poeta Martin Cesar, além de clássicas da MPB.

No repertório, canções como Desde o Cais de uma Janela (letra de Martin Cesar), vencedora do 12º Festival de Música de Porto Alegre e Tempo de Espera, prêmio de Melhor Intérprete e de Melhor Instrumentista do 11º Festival de Música de Porto Alegre, além de músicas do já citado álbum Náufragos Urbanos. Um show intimista, carregado de sutilezas, em que brilha a voz cristalina de Rô Bjerk ao lado da musicalidade barroca do violão de Ricardo Fragoso. Um trabalho que valoriza a poesia e a música brasileira. Um momento raro de encantamento e emoção para todas as plateias!

Mais sobre a dupla

Rô Bjerk e Ricardo Fragoso tiveram vivências musicais diferenciadas, construídas durante suas trajetórias profissionais. Ao constituírem essa dupla, fundiram estilos, sentimentos e talentos para produzir um repertório seleto e com arranjos que misturam vários ritmos e estilos na medida certa. A dupla vem se apresentando em vários espaços culturais da Capital e Interior do RS, com composições de Ricardo em parceria com outros compositores e com releituras da MPB.

Rô Bjerk iniciou sua vivência musical em 1994, no Coral da Ufrgs. Atuou também no Coral do Sesc de Porto Alegre durante quatro anos, compondo o naipe de sopranos. Nesse período, apresentou-se em vários espaços culturais na Capital e no Interior, cantando músicas clássicas e MPB. Atuou como cantora no Vocal Mandrialis por três anos, período em que esteve em cartaz com o espetáculo cênico Tangos, Boleros y Otras Cositas Más. Com o grupo, apresentou-se em Porto Alegre, em turnê pelo Interior do RS e em Rivera, no Projeto Sonoras Energias, que contou com acompanhamento musical de Fernando do Ó, Felipe Azevedo e Luiz Mauro Filho.

Ricardo Fragoso atuou principalmente em bares e teatros de Porto Alegre, na Região Sul do RS e em Florianópolis. Integrou grupos, trios e duetos. Realizou trabalho instrumental com as seguintes formações: Trio de Violões, Banda Tríade e Cia. das Cordas. Dentro da linha Vocal, atuou com: Fruto do Mato, Banda Triagem, Trio Harmonia, Trio Bazar Café, Grupo Roda Viva e Banda Fora de Si. Por meio destas diferentes formações, vem transitando por gêneros diversos: jazz, bossa nova, flamenco, funk, chorinho, samba, bolero, entre outros. Residiu e trabalhou em Paris de 1998 a 2003, onde integrou o grupo Luanova, formado por músicos de diferentes horizontes culturais: franceses, italianos, africanos.

SERVIÇO:

O Quê: Ro Bjerk (voz) e Ricardo Fragoso (violão)

Quando: Dia 19 de novembro de 2015, quinta-feira, às 21h30min

Onde: Café Fon Fon (Rua Vieira de Castro, n° 22, próximo ao Colégio Militar), Porto Alegre

Quanto: Couvert artístico ao preço de R$ 20,00

Capacidade do local: 50 lugares

 

Por: Silvia Abreu