Alabem brasileiro: o encontro do Sopapo com seus “irmãos tambores”

Alabê Ôni, grupo de percussão afro gaúcha, apresenta, no dia 18 de novembro no Teatro do SESC em Porto Alegre, seu novo projeto Alabem Brasileiro, fruto de dois anos intensos de viagens e trabalhos por todo o país dentro do Sonora Brasil do SESC.

Alabê Ôni divulgação 1

O projeto consiste num documentário de mesmo nome que mostra parte das vivências do grupo em diferentes manifestações populares afrodescendentes e indígenas, tendo como porta voz, os tambores. Foram 120 shows em todos estados do Brasil sendo que o grupo filmou e gravou entrevistas em encontros com mestres da cultura popular e ainda com grupos de tradição pelo país. Junto ao filme, com previsão de lançamento para 2016, o grupo também montou seu novo espetáculo, trazendo algumas dessas manifestações para dialogar com os tambores gaúchos como o tambor de crioula do Maranhão, Marabaixo do Amapá, Samba do Recôncavo, etc.

O show segue a linha que o grupo vem desenvolvendo desde sua criação, de pesquisa das manifestações afro brasileiras com cantos e toques incluindo elementos indígenas. No repertório, os cantos ritualísticos serão apresentados com a poesia popular aliada aos vigorosos toques dos tambores, além de músicas autorais. Ainda para esta estreia do dia 18, o Alabê Ôni contará com os convidados especiais: Ìdòwú Akínrúlí, Orquestra Villa-Lobos, as coreiras Náthaly Weber, Emanuelle Maia e Letícia Cardoso (dançarinas de tambor de crioula), Carolinne Caramão e a participação do percussionista Tuti Rodrigues.

O show conta com o apoio cultural do SESC RS e Sistema FECOMERCIO.

Serviço:

Dia: 18 de novembro, 20h

Local: Teatro do SESC, Av. Alberto Bins 665, Centro. Porto Alegre

Valor de ingressos: R$ 25,00 com meia entrada e descontos para comerciários.

Obs.: As portas do Teatro fecham quando inicia o espetáculo, conforme regras de segurança da casa. Portas abertas a partir das 19h