Programa Educativo inicia série de atividades neste final de semana

O Programa Educativo Possibilidades do Impossível, da 10ª Bienal do Mercosul, dá início a uma série de atividades no próximo final de semana. Uma das ações é chamada Aula Pública, que consiste em conversas abertas com artistas, curadores e mediadores desta edição. No sábado, dia 31 de outubro, às 14h30, acontece um encontro, junto à obra A Logo for América, de Alfredo Jaar, na Rua dos Andradas, em frente ao Centro Cultural CEEE Erico Verissimo, com o Dialogante – Curador do Programa Educativo Cristián G. Gallegos e a equipe de mediação. No mesmo dia, às 16h, o artista Frantz fala sobre seus processos artísticos junto a seus trabalhos que integram a exposição *Modernismo em Paralaxe*, no MARGS.

10 Bienal do Mercosul -  24/10/2015. Obra: Vicent y Paul en Amer

No domingo, dia 1º de novembro, iniciam as visitas da ação Bienal em Família, um trabalho de receptivo e mediação que tem como objetivo estimular os processos de conhecimento e aprendizagem nos contextos de grupos que se entendem como família. Estas visitas serão realizadas durante todos os domingos, até o final da exposição. Os agendamentos devem ser feitos pelo telefone 51 3254.7509.

Além disso, uma série de outras ações, como Visitas Escolares, Espaço Dialogante; Teu Caminho, Meu Caminho, Nosso Caminho…; Lugar de ação, documentação e memória e Objetos Cruzados vão ocorrer até o final da mostra.

AÇÕES EDUCATIVAS DURANTE A 10ª BIENAL

Bienal em Família

Consiste num trabalho de receptivo e mediação realizado aos domingos, direcionado às famílias que queiram visitar e conhecer a Bienal do Mercosul. O objetivo desta ação é estimular os processos de conhecimento e aprendizagem nos contextos de grupos que se entendem como família. A partir disto, percebe-se a família como lugar em que se constroem e se estabelecem laços afetivos que incentivam o acesso e a participação de quaisquer de seus integrantes, num modelo contemporâneo sem limites ou restrições. Para participar deste trabalho, os interessados podem marcar horários também através do serviço de agendamento de visitas mediadas. As famílias que visitarem as exposições nos fins de semana e quiserem participar dessa ação poética sem ter feito agendamento devem aguardar a disponibilidade dos mediadores para atendimento.

Período: 1ª de novembro a 6 de dezembro

Aula Pública

Aula Pública consiste em uma série de encontros abertos com artistas, curadores e mediadores desta edição. A ideia é uma conversa coloquial sobre aos processos de desenvolvimento das obras de arte, entendendo o contexto e os processos artísticos envolvidos em sua realização, envolvendo o público em um processo de reflexão sobre determinados trabalhos. Esta atividade está programada para ocorrer aos sábados, durante o período da exposição.

Período: 31 de outubro a 5 de dezembro

Espaço Dialogante

Painéis situados na Usina do Gasômetro, no Centro Cultural Erico Verissimo e no MARGS servem como uma “ponte” entre as artes visuais e os públicos. As pessoas são convidadas a integrar, através da escrita, de suas análises, reflexões ou comentários, as diversas exposições ou obras que compõem a 10ª Bienal. Este lugar integra os espaços expositivos, com o intuito de capturar as impressões surgidas a partir de conversas com a equipe de medidores-dialogantes, gerando um registro no espaço, o qual se relacionará sucessivamente com as diversas reflexões que surgirão no período da Bienal, estruturando progressivamente um diálogo público atemporal.

Período: de 30 de outubro a 6 de dezembro

Teu caminho, meu caminho, nosso caminho…

Esta ação convida a construir possíveis trajetos de visitação a partir de um roteiro de obras presentes nos espaços expositivos junto a comentários, sugestões, observações ou críticas, que são o resultado do percurso de obras realizado por cada visitante. Com três pontos, situados na Usina do Gasômetro, Santander Cultural e no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo, a proposta é que os visitantes possam iniciar seu percurso a partir de roteiros disponíveis nestes locais – chamados ponto de memoria. Tomando esse roteiro como ponto de partida, o visitante cria e percorre o seu próprio caminho. A experiência resultante é integrada através de um breve relato no roteiro, um espécie de ficha, para ser retirado em outro ponto de memória. A partir desse processo os públicos participantes são convidados a sociabilizar suas impressões, com o objetivo de que suas experiências individuais, com o transcorrer do período de exposição e a integração de outras experiências, transformem-se em uma memória coletiva pública inserida na 10ª Bienal do Mercosul Mensagens de Uma Nova América.

Período: de 30 de outubro a 6 de dezembro

Lugar de ação, documentação e memória

Espaço desenvolvido para acolher a equipe de mediadores-dialogantes e as diversas ações do Programa Educativo Possibilidades do Impossível na 10ª Bienal do Mercosul. Instalado no Centro Cultural Erico Verissimo, recebe diversas propostas que integram o programa, com o objetivo de produzir movimentos que convidam à reflexão e à interação dos públicos a partir do trabalho dos mediadores-dialogantes, das conversas com artistas, das aulas populares, das oficinas ou simplesmente no encontro dos públicos. O espaço também disponibiliza as publicações (catálogos, livros educativos e recursos pedagógicos, entre outros) das edições anteriores, assim como de instituições culturais e acadêmicas da região. O material estará disponível para consulta, tornando o espaço um centro de exercícios após percorrer a Bienal. O local também abrigará e dará visibilidade aos registros da participação do público, assim como de artistas, curadores, estudantes ou professores durante o período da Bienal, articulando uma memória do que acontece no período da mostra ou daquilo que já aconteceu previamente à abertura.

Período: de 30 de outubro a 6 de dezembro

Objetos Cruzados

Vinte e quatro escolas, selecionadas através de uma convocatória realizada pela 10ª Bienal do Mercosul, participam desta ação que se configura como um convite à reflexão criativa a partir de intervenções em objetos de montagem artística – cubos brancos e molduras. Em uma primeira etapa esse exercício foi realizado dentro das escolas, visando a produzir conexões entre objetos museográficos e o cotidiano escolar a partir de ações de ressignificação e apropriação desses objetos, distanciando-os de sua funcionalidade original para lhes atribuir novas leituras no contexto no qual foram inseridos. Em colaboração com os professores das escolas selecionadas foram realizados registros fotográficos dos exercícios e intervenções dos alunos nos cubos e molduras, constituindo assim uma memória que relata a maneira como, em termos estruturais e/ou conceituais, esses objetos museográficos foram sendo desconstruídos. Depois há uma troca desses objetos entre as escolas, como uma espécie de transferência da memória carregada por esses objetos devido à realização dos exercícios, deixando a esse novo contexto educacional a opção de apagar os rastros ou de se reapropriar deles, integrando-os a esse outro campo de reflexões e ressignificações a ser elaborado por um novo grupo de estudantes. Os registros dessa ação e os objetos utilizados pelos alunos no processo estarão em exibição no *Centro Cultural CEEE Erico Verissimo*.

Período: de 30 de outubro a 6 de dezembro

Agendamento de visitas

A central de agendamento funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 10h às 16h. Os horários de visitas guiadas disponíveis estão distribuídos de terça-feira a sexta-feira. Para realizar o agendamento é necessário ter em mãos dados como: nome, endereço, telefone e e-mail da instituição e também do responsável. O agendamento pode ser realizado pelo telefone 51 3254.7509. Outras informações podem ser obtidas através do e-mail agendamento@bienalmercosul.art.br.

Período: até 6 de dezembro

Dentro das Possibilidades

Trata-se de uma expansão da 10ª Bienal à Escola Técnica Estadual Senador Ernesto Dornelles e ao Jardim de Praça Pica-Pau Amarelo, que experimentam a ideia de educação como espaço para a arte através de obras propostas pelos artistas André Petry e Marcelo Armani. Essas obras surgem como resultado de um processo dialógico entre todos. Dentro das Possibilidades está sendo realizado durante todo o período da mostra e convida a uma inversão nos papéis: as escolas experimentam a educação como um espaço para a arte, enquanto a 10ª Bienal do Mercosul experimenta a arte como lugar de educação. Tal processo é acompanhado por um programa que, elaborado em conjunto com professores, gestores e artistas participantes, desenvolve instâncias de intercâmbio com a comunidade escolar durante o período de exposição nesse contexto de formação.

Abertura: 5 de novembro, às 16h30 na Escola Ernesto Dornelles

Período: 6 de novembro a 6 de dezembro.

Horário de visitação: de terça a sexta, das 14h às 17h.

Horário com mediação: terça, das 14h às 15h30.

Observação: as mediações serão realizadas por alunos da escola.

Sobre Possibilidades do Impossível

Possibilidades do Impossível é o título que conduz as ações do Programa Educativo da 10ª Bienal do Mercosul Mensagens de Uma Nova América. O nome é um convite para questionar as barreiras físicas e/ou mentais que somos capazes de criar quando nos encontramos no campo da arte e da educação – principalmente quando se entende o primeiro como um lugar desconhecido e o segundo, provavelmente, em vias de se conhecer.

O conceito de Experiência da Memória, que capta o cotidiano como campos temáticos que nos permitem reunir pequenos relatos para construir uma memória desde a produção artística, a educação e os públicos em um contexto como o da 10ª Bienal do Mercosul e de sua proposta curatorial, embasam o trabalho pedagógico que vem sendo realizado. Tomando isso como filosofia de trabalho, o Programa Educativo se caracteriza como um espaço de experimentação no qual se busca, a partir de experiências particulares, a construção de uma memória coletiva capaz de dar visibilidade a uma série de reflexões, opiniões e críticas abertas em relação aos distintos processos que os públicos da exposição são convidados a vivenciar.

As ações educativas desta edição estão organizadas em duas linhas. A primeira, a Raiz, é composta por atividades já existentes nas edições anteriores da mostra de arte, como a formação de mediadores, encontros para professores, publicação, material educativo e agendamento de visitas. A segunda, denominada Impossibilidades, abrange ações específicas desta edição, compostas por três campos de trabalho: Intervenção, que são os deslocamentos da Bienal para espaços não convencionais, como escolas, e os exercícios com artistas e a comunidade no espaço público; Memória, que recorre a experiências nas quais os públicos se dispõem a experimentar a visita às mostras; e/ou sua participação em atividades de Mediação/Transformação, entendido como um campo de ação no qual se articulam diversos diálogos, debates e intercâmbios, que tomam forma em contato com professores e estudantes, públicos que visitam a exposição e na participação de especialistas em conferências ou oficinas.

 

Por: Ariela Dedigo