A Sociologia do Rock em discussão na Feira do Livro

Mesa-redonda abordará o tema em 1º de novembro no Santander Cultural.

O que o RockandRoll tem a ver com o conhecimento acadêmico? Essa e outras inquietações estarão presentes na mesa-redonda A Sociologia do Rock , atividade integrante da 61ª Feira do Livro de Porto Alegre. Com coordenação do sociólogo Cesar Beras, organizadordo livro Sociologia do Rock, o evento ocorrerá em 1º de novembro (domingo), às 15h30 na sala leste do espaço Santander Cultural.A banda S2+1 , formada pelos músicos Felipe Pimentel, Pedro Gonzaga e Rodrigo Trujillo,  fará a canja sonora com clássicos do gênero. Na sequência, às 19h, ocorre a sessão de autógrafos da publicação no pavilhão central da Feira.

Swinging sixties exhibition

A ideia do encontro é promover a reflexão sobre rock e sociedade e as possibilidades de se criar signos de rebeldia. Para isso, participam do debate jornalistas, músicos profissionais, amadores ou diletantes, mas, com certeza, apaixonadospelo estilo que segue revolucionando atitudes. São eles: Daniel Soares, Israel de Castro, Luiz Gonzaga Lopes, Marcel Bittencourt e Ribeiro Neto. (Veja abaixo o que eles fazem)

Vale lembrar que os desafios teóricos do livro surgiram há cerca de seis anos,quando  professores da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), recém-chegados ao campus São Borja, decidem criar um espaço que pensasse o rock como intercessor social em movimento. O que era para ser uma disciplina complementar do curso de Comunicação Social desdobrou-se em ações de extensão, eventos e vários desafios.  Entre eles, estáa realização do Festival Pampa Stock: cevando o rock na fronteira, que chega à sua quinta edição como evento oficial da cidade de São Borja. E, agora, chega à Capital cevando o rockem grande estilo. Hey, ho. Let´sGo!

Assim, compõem o livro:a relação entre a produção de sentidos e a musicalidade da geração beat, a produção de rótulos e o sucesso do movimento hippie,os processos de criação de Bob Dylan, Deleuze, Charles Bukowski e a literatura de John Fante, o rock e o diabo, o movimento punk e a busca por identidade numa sociedade pós-moderna,  o rock e a psicanálise, o rock e o cenário político italiano, o rock e a composição de uma capa da revista Veja, e, claro, apontamentos para uma sociologia do rock”, explica Beras.

A mesa-redonda:

#Cesar Beras é:doutor em Sociologia pela UFRGS, professor adjunto da Unipampa, leciona a disciplina Sociologia do Rock, coordena o projeto de extensão da Unipampa “Festival PampaStock: cevando o rock na fronteira”. Não toca instrumentos, mas adora cantar e esvaziar festas. Mantém a fanpage Hey, ho. Sociologia e Democracia. Ali expressa devaneios conceituais e algumas ideias de liberdade. Espia em:https://www.facebook.com/berasheyho?fref=ts

#Daniel Soares é: jornalista formado pela Unisinos. Colunista no jornal Fala Brasil. Jurado do Prêmio Açorianos de Música.  Foi editor no jornal Correio do Povo e atualmente mantém o blog Faixa Bônus sobre música e cultura em geral. Espia em www.faixa-bônus.org

#Israel de Castro é: jornalista, editor de jornalismo na TV Band. Nas horas vagas, dedica-se ao teatro e à literatura. Por isso, mantém o blog e a fanpageLiteraturma. Leia em https://www.facebook.com/literaturma?fref=ts.  Adora música e curte o rock dos anos de 1980 e 1990.

#Luiz Gonzaga Lopes é: jornalista e escritor. Publicou dois romances. Há sete anos, é editor de Cultura do Correio do Povo e participou da volta à circulação do Caderno de Sábado, suplemento cultural tradicional dos anos 1960 e 1970.  Curte rock especialmente as clássicas dos anos de 1960 a 1980.

#Marcel Bittencourt é: há 10 anos jornalista musical. Fundador do site Poa Show (Vai em http://poashow.com.br/).Já assistiu a mais de 400 shows nacionais e internacionais, tendo resenhado mais de 200 deles. Músico há 17 anos, é produtor das bandas Bad Drivers e Cristofobia e produtor executivo da série de seminários Talk Music, além de integrar as bandas Rebel Machine e Red Crow Mystical Dog.

#Ribeiro Neto é: diretor de esportes na Rede Bandeirantes. Gaúcho de Santa Maria, começou a trabalhar no jornalismo em 1986, como assessor de imprensa de entidades culturais. Em 1988, ingressou na rádio Guaíba, onde iniciou a carreira como jornalista esportivo.  No lado B da profissão, está o rock. A paixão o levou a colecionar boas sonoridades do estilo e a apresentar o programa Troca da Guarda na rádio Ipanema FM. É fã assumido dos ingleses do U2.

SERVIÇO:

O QUÊ:mesa-redonda: A sociologia do Rock: reflexão sobre rock e sociedade e a criação de signos de rebeldia.Lançamento do Livro Sociologia do Rock. Pocket-show da Banda S2+1.

Sessão de Autógrafos

QUANDO: Domingo – 1º de novembro de 2015, 15h30 – sessão às 18h no Pavilhão Central.

ONDE: Sala Leste do Santander Cultural

 

Por: Erenice de Oliveira