Queen + Adam Lambert se apresenta em Porto Alegre nesta segunda

É inevitável: Adam Lambert,  novo vocalista do Queen, não consegue fugir das comparações com Freddie Mercury (1946 — 1991). No encerramento da primeira noite do Rock in Rio, na virada de sexta para sábado, os comentários nas redes sociais se dividiam entre quem criticava Lambert por não ser digno de ocupar o posto de uma das maiores vozes da história do rock e aqueles que se renderam à performance teatral e ao vocal preciso do cantor.

17644864

Este mesmo Queen se apresenta hoje em Porto Alegre. E pode ser dividido em dois: o guitarrista Brian May, 68 anos, e o baterista Roger Taylor, 66, são ícones do rock mostrando que ainda têm muita lenha para queimar. Ao lado deles, com metade da idade, Lambert é uma nova estrela — buscando superar desconfianças na base do gogó.

Sem planos de produzir material novo, o Queen + Adam Lambert, nome que os três músicos adotaram para batizar a reunião, chega para fazer do show desta noite, no Gigantinho, uma celebração da histórica banda britânica. A apresentação deve ter todos os sucessos do Queen: We Will Rock YouBohemian Rhapsody e I Want to Break Free, entre tantos outros hits, desta vez na voz de Lambert, que vem pela primeira vez ao Brasil.

Ao lado dos dois integrantes remanescentes, o vocalista já fez mais de 60 shows pela turnê Don’t Stop Them Now — Queen + Adam Lambert: Supersonic Men,que passou por América do Norte, Ásia, Oceania e Europa. Na América do Sul, as últimas duas apresentações foram em território brasileiro — a primeira em São Paulo, na quarta-feira passada.

Assim como se viu na madrugada de sexta para sábado, há 30 anos também coube ao Queen encerrar a primeira noite da edição de estreia do Rock in Rio. E a banda fez história em uma apresentação épica comandada por um Freddie Mercury inspirado e um público enlouquecido. Lambert tinha três anos à época. Até por isso, o show desta turnê tem muito de respeito ao legado de Mercury.

— Tento encontrar um equilíbrio entre ser um tributo a Freddie e ser eu mesmo — comenta um empolgado Lambert em entrevista por telefone.
Vocalista saiu do “American Idol”

Adam-Lambert

Há seis anos, o americano Adam Lambert era um desconhecido. Atuava em papéis coadjuvantes de montagens musicais e se arriscava em shows esporádicos pelos Estados Unidos. Hoje, aos 33 anos, é o novo vocalista do Queen. Entre a carreira como ator e a convocação para ser frontman da banda, há um reality show. Em 2009, após algumas temporadas em musicais comoHair e Wicked, Lambert foi selecionado para participar do American Idol — acabou ficando em segundo lugar.

Curiosamente, o cantor estreou na competição cantando Bohemian Rhapsody e despediu-se ao som de We Are the Champions, quando tocou pela primeira vez com Brian May e Roger Taylor, que mais tarde o convidariam para ser o vocalista do Queen. Lambert diz que demorou para se dar conta da importância do convite. No primeiro momento, agradeceu e aceitou. Mas, assim que a ficha caiu, acabou sentindo frio na barriga.

No palco, o americano diz não interpretar Freddie Mercury. Assume, sim, uma persona teatral, performática, mas menos épica e mais extravagante do que o clássico vocalista da banda. Quando o assunto é voz, o vice-campeão do American Idol não faz feio: é considerado um dos mais talentosos cantores da nova geração pop de seu país e impõe seu estilo nas apresentações.

 

Por: ZH