Semana Farroupilha da Biblioteca Livros Sobre Trilhos tem programação até sexta-feira

Foto: Gustavo Nardon

Até a próxima sexta-feira, 18, a Biblioteca Livros Sobre Trilhos estará desenvolvendo atividades  alusivas à Semana Farroupilha. Estagiários da Trensurb apresentaram-se cantando e dançando músicas tradicionalistas, ações que fazem parte da Tertúlia Literária da Cultura Gaúcha. As apresentações ocorreram no Espaço Cultural no saguão da Estação Mercado, em Porto Alegre, e reuniram diversos usuários que passavam pelo local. O turista pernambucano, Régis de Oliveira, fez questão de registrar o momento por meio de fotografias e posar ao lado dos estagiários que se apresentavam. “É importante, para qualquer região do Brasil, incentivar a cultura local e tradicional para as pessoas que não têm esse contato diariamente”, afirmou Régis. “A Trensurb está de parabéns pela iniciativa”, elogiou.

Foto: Gustavo Nardon
Foto: Gustavo Nardon

As ações desenvolvidas durante a Semana Farroupilha têm como objetivo aproximar os usuários da cultura campeira presente na história gaúcha até os dias de hoje. Para o diretor-presidente da Trensurb, Humberto Kasper, “essa é mais uma oportunidade de divulgar nossas tradições, através dessa ação literária e, também, aproximar nossos usuários dos serviços oferecidos pela Biblioteca Livros sobre Trilhos”.

Nesta quarta-feira (16), às 15h, o Grupo Cataventus efetuará contação de histórias abordando as lendas gaúchas, no espaço da biblioteca, também na plataforma da Estação Mercado. A atividade será acompanhada pela distribuição de material para colorir, destinado especialmente às crianças. Nesta terça-feira, a biblioteca expôs em seu espaço artigos tradicionalistas gaúchos e jogos tradicionais. Confira a programação completa ao fim do texto.

 

Programação restante da Tertúlia Literária da Cultura Gaúcha

Dia 16 (quarta-feira)

15h – Contação de História – lendas gaúchas

Local: Biblioteca livros sobre Trilhos

Das 10h às 17h – Mostra de Brinquedos Folclóricos Tradicionais

Local: Biblioteca Livros sobre Trilhos

Dia 17 (quinta-feira)

10h – Bookcrossing + interprete vocal no trem

Local: Início na Estação Novo Hamburgo, seguindo até Mercado

15h – Declamação de Bruna Mendes

Locais: Espaço Cultural da Estação Mercado e Biblioteca Livros sobre

Trilhos

Dia 18 (sexta-feira)

10h30 – Apresentação musical de Vitor Henrique

Local: Espaço Cultural da Estação Canoas

Participação do mascote Zurbinho

15h – Oficina EVOLUÇÃO DA INDUMENTÁRIA GAÚCHA

Local: Biblioteca Livros sobre Trilhos

Das 10h às 17h – Mostra de Brinquedos Folclóricos Tradicionais

Local: Biblioteca Livros sobre Trilhos

 

Por: Imprensa Trensurb