Canoas Coletivo da Dança estreia nos palcos do Porto Alegre Em Cena

O primeiro espetáculo do Canoas Coletivo de Dança, “Anatome”, será apresentado dentro da programação do 22º Porto Alegre em Cena em duas oportunidades: nos dias 19 e 20, sempre às 19h, no estacionamento do Centro Municipal de Cultura (Avenida Erico Verissimo, 307), com entrada franca.

Anatome (40)

O espetáculo de dança urbana coloca em cena a relação entre o homem e sua cidade, tendo como referência a vida e obra de Jean-Michel Basquiat (1960-1988), pintor, grafiteiro, poeta, músico e grande referência na arte moderna. O artista norte-americano, que aos 17 anos passa a viver nas ruas e a grafitar paredes, portas de casas e metrôs de Nova York, torna-se um grande artista vanguardista da década de 1980. “Anatome”, espetáculo da coreógrafa Carlota Albuquerque, trabalha sobre os movimentos da cidade e lança mão de recortes das danças urbanas e teatrais ao apropriar-se dos repertórios e vivências dos bailarinos. As imagens digitais do próprio Basquiat, adaptadas ao cenário, complementam a beleza desta obra, concebida para ser apresentada na rua, contaminada contemporaneidade da cidade, por suas cores, emoções e sentimentos primitivos.

O Coletivo

Com direção de Carlota Albuquerque, o Coletivo apresentou “Anatome”, pela primeira vez, durante o 3º Dança em Canoas, realizado em abril último. Na ocasião, o prefeito Jairo Jorge anunciou que o coletivo será transformado no primeiro corpo de baile da cidade. Durante a 31ª Feira do Livro, em junho, foi assinado o contrato entre a Prefeitura de Canoas e o Coletivo para início das atividades. O Canoas Coletivo de Dança traz, na formação, Carol Fossá, Carini Pereira, Danielle Costa, Douglas Vargas, Guilherme Patro, Leo Patro, Leslie Taube e Roberto Mendes. O espetáculo “Anatome” tem trilha sonora com Gray-Basquiat, Driko Oliveira e Bethoveen; produção musical de Driko Oliveira (copm interferências de Murilo Assenato; iluminação de Guto Greca; produção e figurino de Luka Ibarra; Fabiano Gummo como VJ; pperador de vídeo, Yuri da Veiga Vieira; direção geral de Joana Willadino; e assistência de direção de Cristina Pereira.

22º Porto Alegre Em Cena

O Porto Alegre Em Cena é reconhecido como um dos maiores do gênero no Brasil e ocorre entre os dias 3 e 21 de setembro, em 10 teatros espalhados pela capital. Entre os destaques desta edição estão a compositora, performer, diretora, vocalista, cineasta, e coreógrafa norte-americana Meredith Monk, que viaja ao Brasil exclusivamente para a apresentação no evento. No espetáculo, Meredith Monk & Vocal Ensemble: “The Soul’s Messenger”, que abre o festival no Theatro São Pedro, Meredith divide o palco com outros três artistas.

 

Por: Daniel Soares