Estudo mostra o que a preferência musical pode revelar sobre a personalidade

Rock, sertanejo ou samba? A resposta sobre o estilo musical que mais toca no seu iPod pode refletir suas características e dizer muito sobre a sua personalidade. Por exemplo, pessoas abertas à novas experiências tendem a gostar mais de jazz, música clássica e folk, enquanto as extrovertidas são mais propensas a preferir funk, eletrônica e pop. E recentemente, uma equipe da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, conseguiu associar o nosso gosto musical com a forma como organizamos os pensamentos.

17552126

Em um estudo publicado no periódico científico PLOS ONE, psicólogos mostraram que indivíduos com tendência a ser mais empáticos, ou seja, com uma grande capacidade de compreender a mente de outras pessoas, preferem músicas mais emotivas. Já as pessoas sistemáticas, que gostam de analisar regras e padrões, preferem músicas mais complexas.

Os pesquisadores conduziram a experiência com mais de 4 mil participantes, a maioria recrutada por meio de um aplicativo do Facebook. Os voluntários tiveram que responder a um questionário com características da própria personalidade e depois ouvir e avaliar 50 músicas de 26 gêneros diferentes.

A conclusão mostrou que as pessoas muito empáticas tinham tendência a preferir músicas mais suaves, despretensiosas e contemporâneas e, normalmente, não gostavam de canções intensas, como punk e heavy metal, por exemplo. Em contraste, aqueles que apresentaram alto grau de sistematização ouviam mais músicas pesadas e não gostavam de gêneros mais leves.

Segundo os pesquisadores, a pesquisa destaca como o nosso gosto musical pode ser um espelho de nós mesmo, mostrando como nos expressamos socialmente, emocionalmente e cognitivamente.

 

Por: ZH