Porto Alegre recebe atrações nacionais e internacionais no 2º Festival Kino Beat

Porto Alegre recebe, entre os dias 6 e 9 de agosto de 2015, a segunda edição do Festival Kino Beat. O evento, que acontece no Teatro do Sesc Centro (Av. Alberto Bins, 665) e no Multipalco Theatro São Pedro (Praça Mal. Deodoro, s/nº), reúne 10 atrações nacionais e internacionais em apresentações com entrada franca. A atração é uma realização do Sistema Fecomércio-RS/ Sesc e do Kino Beat, e conta com o apoio da Embaixada da Suécia, Aliança Francesa e Consulado Geral da França no Brasil, Hmídia e Loft 55. A curadoria e idealização do Festival é do DJ e produtor cultural Gabriel Cevallos.

0005419923_10

Os ingressos gratuitos serão distribuídos uma hora antes das apresentações na bilheteria do Teatro do Sesc Centro. Para as apresentações no Multipalco Theatro São Pedro, os tickets podem ser retirados na hora, conforme lotação máxima do espaço.

Kino Beat é um Festival de música e performances audiovisuais multimídia
A programação contempla artistas e trabalhos que se situam em espaços de difícil definição, lugares onde a hibridização entre arte e tecnologia são naturais a criação artística. A programação é ancorada na produção eletrônica e digital de som e imagem, abordando suas relações, especificidades e aspectos experimentais.

Todos os espetáculos são inéditos na cidade e os três artistas estrangeiros se apresentam pela primeira vez no Brasil. De 6 a 8 de agosto o evento ocorre no Teatro do Sesc em formato de auditório, o que permite ao público uma imersão sensorial através da experiência audiovisual dentro de um teatro. No dia 9, o festival acontece na área aberta do Multipalco Theatro São Pedro. Nesse dia haverá uma série de performances musicais e DJs em clima de celebração, onde o público poderá dançar e interagir.

A edição de 2015 cresce em relação a 2014, serão o dobro de dias e três vezes mais atrações. O Kino Beat é um Festival único no RS e um dos poucos do Brasil que se dedica as inovações artísticas experimentais no campo sonoro e visual, trazendo para Porto Alegre espetáculos audiovisuais e shows musicais conectados com as principais tendências e linguagens que emergem da evolução tecnológica. Em 2014, o público do Festival foi de aproximadamente 600 pessoas e para 2015 é esperado mais de 1,5 mil pessoas.

A arte eletrônica pauta toda a programação do festival, seja através de recursos de live cinema na edição do som e da imagem em tempo real, no uso de laptops como instrumento musical, na projeção de imagens geradas por algoritmos ou pela música eletrônica. No campo visual serão apresentadas interpretações contemporâneas do fazer cinematográfico, com atrações que tratam de forma não convencional a sétima arte, gerando questionamentos sobre o que é o cinema. No eixo sonoro, a música aleatória, muito usada na obra musical de John Cage, por exemplo, tem papel importante na determinação de caminhos não totalmente controlados pelos artistas. A música eletrônica é apresentada em suas formas mais amplas, seja ela abstrata e minimalista ou expansiva e dançante, em flerte com a música instrumental ou com influências étnicas da África e Oriente Médio.

PROGRAMAÇÃO: 2º Festival Kino Beat – Porto Alegre

6 de agosto (quinta-feira) – Teatro do Sesc
A partir das 20h
Giuliano Obici (PR)
Castanha Remix

7 de agosto (sexta-feira) – Teatro do Sesc
A partir das 20h
Pedro Dom (RS)
Henrique Roscoe a.k.a HOL (MG)

8 de agosto (sábado) – Teatro do Sesc
A partir das 19h
The Rise and Fall of Ice-Pick Lobotomy (RS)
Frank Bretschneider (Alemanha)

9 de agosto (domingo) – Multipalco São Pedro
Das 15h às 21h
DJ Beduíno Análogo
High Wolf (França)
Baba Stiltz (Suécia)
Zopelar (MG)

 

Por: Sortimentos