Sons da Cidade 2015 terá shows de Brasinaria e Marco Araújo

O samba dos anos 40 e 50 e a canção litorânea gaúcha serão as principais vertentes musicais da edição de agosto do projeto Sons da Cidade. No dia 4 de agosto de 2015, terça-feira, às 20h, no Teatro Renascença ( Avenida Erico Verissimo, 307 ), em Porto Alegre / RS, o cantor e compositor Marco Araujo antecipa temas de seu próximo álbum, e o espetáculo Brasinaria (foto) revisita temas de autores como Pixinguinha, Donga, Monsueto e Assis Valente. O ingresso é um quilo de alimento não perecível. A retirada de senhas, na bilheteria do teatro, começa às 19h.

186417_brasinaria

Serão dois shows em que sonoridades brasileiras e gaúchas estarão em destaque. O riograndino Araujo, radicado em Porto Alegre desde os anos 80, acumula participações e prêmios em festivais voltados à produção autoral, como o Canto da Lagoa (em Encantado) e a Califórnia da Canção Nativa (em Uruguaiana), além de ter atuado no Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore (IGTF). Influenciado pela música do litoral, lançou em 2008 o álbum Mar de Dentro, que será a base do roteiro do show no Sons da Cidade – com espaço também para músicas inéditas de seu próximo disco, Além da Noite dos Poetas.

Em Brasinaria, canções da metade do século 20 ganham nova roupagem. O repertório – resultado de ampla pesquisa feita pela cantora e compositora Danny Calixto, que lançará ainda em 2015 o disco autoral Quintais do Mundo – é de sambas assinados por nomes como Ataulfo Alves, Jackson do Pandeiro, Dorival Caymmi e Pixinguinha. Os arranjos incluem instrumentos tradicionais e elementos eletrônicos, e foram criados por Danny (voz e violão) em parceria com os instrumentistas Max Garcia (violão de sete cordas e cavaquinho) e Giovanni Berti e Fernando Sessé (percussão e samplers).

O projeto Sons da Cidade, criado em 2006, é voltado à diversidade do cenário musical de Porto Alegre e é uma realização da Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Coordenação de Música da Secretaria Municipal da Cultura.

 

Por: Sortimentos