Novo Hamburgo recebe Concerto Didático com a Orquestra da Ulbra

Depois de passar por cinco cidades, Projeto Concertos Didáticos com Orquestra, financiado pelo Pró-Cultura RS, com patrocínio da GVT, prepara-se para realizar última apresentação da temporada, desta vez em Novo Hamburgo, no dia 17/7.

Carol de Góes - 150417-Concertos Didáticos-São Jerônim o - Impressão - 027

A Orquestra de Câmara da Ulbra se prepara para a última apresentação do projeto Concertos Didáticos com Orquestra, no dia 17 de julho, no Teatro Paschoal Carlos Magno (Rua Engenheiro Ignácio Cristiano Plang, 66 – Centro), às 14h. A apresentação é destinada a escolas da rede pública previamente inscritas. A iniciativa, que conta com apoio do Instituto GVT, busca trabalhar a formação de novas plateias, colaborando para o acesso à música erudita e incentivando a educação musical nas escolas para alunos e professores.

A elaboração do repertório e a regência dos concertos é do maestro Tiago Flores, que desenvolve projetos nesta área há mais de dez anos. O programa contempla estilos que vão do Barroco ao contemporâneo, passando também pela música popular brasileira. As escolas inscritas no projeto recebem com antecedência uma cartilha para que os conteúdos possam ser repassados aos alunos e trabalhados antes da apresentação. No dia do concerto, as crianças ganham o programa com as obras que serão executadas. Antes de cada música, o maestro explica o contexto da obra, e ao final alunos são convidados a interagir com a Orquestra.

Financiado pela Lei de Incentivo à Cultura (Pró-Cultura – RS), com patrocínio exclusivo da GVT, o projeto teve início em março e já passou por Esteio, Canoas, São Jerônimo, Alvorada e Guaíba. Com o concerto em Novo Hamburgo, a iniciativa deverá atingir, ao todo, cerca de 3,5 mil crianças.

CONCERTOS DIDÁTICOS COM ORQUESTRA

Realização: Orquestra de Câmara da Ulbra

Patrocínio: GVT – Apoio: Instituto GVT

Financiamento: Pró-Cultura RS – Secretaria de Estado da Cultura – Governo do Estado do Rio Grande do Sul

Data: 17/7

Local: Teatro Paschoal Carlos Magno (Rua Engenheiro Ignácio Cristiano Plang, 66 – Centro)

Horário: 14h

 

Por: Raphaela Donaduce Flores