Trilogia Musashi é exibida gratuitamente na Sala Redenção

De 13 a 17 de julho, a Sala Redenção apresenta a Trilogia Musashi, filmes que contam a história de Miyamo Musashi, personagem icônico da cultura e do folclore japonês. A entrada é gratuíta.

Trilogia

A sequência foi filmada em 1950 por Hiroshi Inagaki, um dos mais prolíficos diretores japoneses. Inagaki conquistou o Oscar de filme estrangeiro com o primeiro filme da trilogia, “O Guerreiro Dominante”.

Num ritmo de contemplação poética e uma exuberante beleza em cores, os títulos contam a jornada de um jovem órfão ambicioso, interpretado pelo grande ator Toshirô Mifune, que sonha com a glória militar, mas se torna um fugitivo num ambiente de guerra civil que divide o país. Em seu caminho, o personagem é salvo por um monge que o coloca no caminho da espada. A partir de então, Toshirô busca o aprendizado em harmonia com a sua espiritualidade e vive segundo os preceitos do bushido, o código de honra dos samurais.

O início da década de 50 foi um momento de cicatrização após a derrota do Exército Imperial na 2ª Guerra Mundial. Por isso a importância de algumas questões da identidade japonesa serem refletidas, como a moralidade do japonês.

 

Por: CL