Dia do Rock será incluído no Calendário de Porto Alegre

A Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou, na tarde desta segunda-feira (13/7), Projeto de Lei, de autoria do vereador Professor Garcia (PMDB) em parceria com músicos locais, que inclui o Dia do Rock no Calendário de Datas Comemorativas e de Conscientização do Município. A data é celebrada no mundo todo desde 1984.

11042941_1701603406734633_108988518387935501_n

A ideia do projeto surgiu durante uma visita de Duda Calvin, (vocalista da Tequila Beby) ao gabinete do vereador. “Garcia é também o autor da lei que determina que, em todos os shows internacionais que acontecem em Porto Alegre, uma banda ou músico local deve fazer a abertura. Essa lei valoriza os nossos músicos. Agora, esse projeto vai dar mais espaço ao rock e à cultura”, disse o músico.

Para o produtor cultural Alexandre Candano, a inclusão da data no calendário oficial da cidade é uma possibilidade de ampliação dos eventos. “Através desse projeto, aumentam as possibilidades de eventos culturais na cidade, propiciando mais trabalho para artistas e produtores”, concluiu.

Conforme o PL, tudo começou quando o músico irlandês Bob Geldof viu uma matéria na BBC sobre a crise humanitária pela qual passava a Etiópia. No dia 25 de novembro de 1984, Geldof reuniu grandes nomes da música para cantarem juntos para gravar a canção Band Aid e gravar um single, que acabou sendo o mais vendido na história da Inglaterra.

7

Em seguida, os americanos se uniram à causa e lançaram We Are The World, pelo USA For Africa. A causa era nobre, e o movimento não parou. O resultado do evento foi a arrecadação de uma renda de 283 milhões de dólares. O dinheiro foi doado para a caridade. Durante o evento, Phil Collins sugeriu que a data fosse conhecida como o Dia Mundial do Rock.

Ainda segundo a proposta, foi assim que o 13 de julho passou a ser considerado o Dia Mundial do Rock. Essa movimentação serviu para provar que é possível unir o mundo inteiro por uma causa, por meio do poder e da linguagem universal da música. “Apesar de ser chamada assim, a data só é comemorada no Brasil, e começou a ser celebrada em meados dos anos 90. Em Porto Alegre, a data também é comemorada há alguns anos, por meio de shows promovidos pelas rádios locais”, conclui Garcia.