Joaquim da Fonseca realiza workshop de pintura na Galeria Paulo Capelari dia 16 de junho

Artistas e aspirantes poderão conhecer um pouco da técnica que consagrou nacionalmente Joaquim da Fonseca como um dos maiores desenhistas e aquarelistas em atividade no Brasil. O artista plástico, que atualmente apresenta a exposição intitulada “Estâncias e Colônias”,na Galeria de Arte Paulo Capelari, em Porto Alegre, realiza Workshop de Aquarela no próximo dia 16 de junho, das 19h às 21h, no local. A atividade tem por objetivo compartilhar experiências e impressões sobre a técnica e o trabalho do artista, que é considerado um mestre nesta arte. As inscrições podem ser feitas pelo email paulocapelari@hotmail.com ou pelo telefone: (51) 3061.6768.

Estancia_3_150_Joaquim_da_Fonseca__jpg
As cenas que o artista retrata em sua nova exposição revelam as paisagens vigorosas do Pampa gaúcho, cenário onde viveu sua infância e alvo da sua predileção. Joaquim da Fonseca teve a oportunidade de estudar e conviver com grandes mestres, como Ado Malagoli, Aldo Locatelli, Cristina Balbão, Alice Soares, João Fahrion e Fernando Corona, durante o período em que graduou-se em Artes Plásticas pelo Instituto de Artes da Ufrgs (1960). Posteriormente, viria a cursar Pós-Graduação em Artes Visuais na Syracuse University, Estados Unidos, (1981-1983), onde obteve o diploma de MFA Master of Fine Arts em Comunicação Visual. Deste período, ele guarda as ensinamentos obtidos do mestre Jerome Witkin, pintor norte-americano, com quem iniciou-se na técnica da aquarela.

Joaquim da Fonseca é artista plástico, designer gráfico e autor, co-autor e tradutor de mais de vinte livros, dentre os quais se destacam os de viagem a capitais do mundo, parte deles escritos em parceria com Luis Fernando Veríssimo. Residindo em Brasília desde 2009, o artista mantém vivo o laço com seu estado natal. Durante o tempo que residiu em Porto Alegre, foi ilustrador, diagramador e chefe de redação da extinta Revista do Globo. Exerceu a função de diretor de arte da MPM Propaganda, uma das mais importantes agências na história do País. Entre suas muitas criações destaca-se a personagem Ipirela, símbolo de um grande marca de combustíveis no País. Além de artista plástico, atuou como professor de Comunicação Visual e Gráfica na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde formou uma grande geração de artistas visuais e gráficos, que hoje atuam no País.

Sobre Joaquim da Fonseca
Joaquim da Fonseca nasceu em Alegrete, RS, em 1935. Expressa-se, principalmente, por meio do desenho e da pintura (aquarela), tendo realizado mais de 50 exposições individuais e participado de mostras coletivas e salões, no Brasil e nos Estados Unidos. Desde o ano de 2009 reside em Brasília, dedicando-se na produção de aquarelas. Sua preferência especial é a paisagem. Nos últimos anos realizou diversas exposições e em abril de 2012, a convite da assessoria de cultura da Câmara dos Deputados, apresentou no Palácio do Congresso de Brasília uma exposição de 33 aquarelas tendo como motivo o aniversário da cidade. A mesma exposição teve continuidade no Gabinete da Vice-Presidência da República, no Palácio do Planalto, de junho a setembro de 2012. Sua última individual em Porto Alegre foi na galeria Espaço IAB, que ocorreu entre dezembro de 2012 a janeiro de 2013.
Foi professor do Curso de Design do Centro Universitário UniRitter de 2004 a 2009, e coordenador do Curso de Comunicação Social das Faculdades de Taquara (RS), de 1998 a 2006. Foi também professor adjunto (agora aposentado) do Departamento de Comunicação Social da UFRGS, de 1974 a 1996.
É autor dos livros: Niterói, Cidades IIustradas (Editora Casa 21, 2012); Tipografia & Design Gráfico (Bookman Editora, 2008; Caricatura A Imagem Gráfica do Humor (Editora Artes e Ofícios, 1999), Prêmio Especial Açorianos de 2000; Roma Católica (Editora Artes e Ofícios, 2001); Buenos Aires, Guia Turístico e Descritivo(Editora Artes e Ofícios, 2008); Buenos Aires, de Boca a River (Editora Artes e Ofícios, 1996); Comunicação Visual Glossário (Editora da UFRGS, 1990).
Autor, junto com Luis Fernando Verissimo, dos livros: Traçando New York (1990); Traçando Roma (1991);Traçando Paris (1992); Traçando Porto Alegre (1993); Traçando Japão (1994); Traçado Madri (1996), todos pela Editora Artes e Ofícios. Co-autor, junto com Paulo Bentancur, do livro História da Feira do Livro de Porto Alegre (Câmara do Livro, 1994).
SERVIÇO:
O Quê: Estâncias e Colônias. Exposição de pinturas de Joaquim da Fonseca
Onde: Galeria de Arte Paulo Capelari (Rua Cel. Bordini, 665) bairro Auxiliadora, em Porto Alegre-RS.
Quando: De 6 a 25 de julho de 2015. Visitação de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h e sábado das 10h às 13h.
Quanto: Entrada franca
Maiores informações: (51) 3061.6768 – www.paulocapelari.com

Por: Silvia Abreu