Quer brincar de Deus? Descubra como na estreia de Concentração, dia 17, no Teatro de Arena

Quer brincar de Deus? Neste espetáculo corrosivo, os limites entre ficção e realidade se confundem num labiríntico jogo de manipulações onde o poder sobre a vida alheia está ao alcance dos seus dedos, na palma de sua mão. *“Concentração”* é o mais novo e intrigante reality show produzido pelo canal de TV com maior audiência no país. Aqui, ao invés de “brothers” ou “sisters”, encontramos condenados, participantes aprisionados sem jamais terem cometido algum crime. Diariamente constrangidos, sobre golpes de chicotes a trabalhos forçados numa fábrica têxtil, o seu padecimento é transmitido ao vivo em cadeia nacional. Não considerando suficiente a barbárie das agressões físicas e psicológicas, os prisioneiros que não cumprem com a meta de produção são “eliminados”, tendo o público o poder deescolha sobre o método de execução utilizado.

img.ReginaProtskof_6204
Foto: Regina Protskof

 

Num ritmo vertiginoso, mesclando outras referências textuais e situando a ação para o Brasil, o espetáculo questiona, sem dar um veredito final, a espetacularização da violência, o poder de manipulação das mídias e a nossa conivência com o sistema violento em que vivemos enquanto “espectadores” passivos de atos bárbaros.

O projeto marca o retorno da diretora teatral *Ana Paula Zanandréa* a Porto Alegre. Após um longo período no exterior, Ana volta à capital gaúcha assinando a direção do espetáculo e a dramaturgia, criada em processo juntamente atores Frederico Vittola, Miriã Possani, Pedro Nambuco, Priscilla Colombi e Sofia Vilasboas. A história é livremente inspirada na novela Ácido Sulfúrico, da escritora belga Amelie Nothomb, inédito no Brasil.

O projeto foi contemplado pelo Edital SEDAC de Incentivo à Pesquisa em Artes Cênicas do Teatro de Arena de Porto Alegre.

 

Serviço

O quê: Espetáculo Teatral “Concentração”

Quando: de 17 de julho a 09 de agosto – sexta, sábado e domingo, às 20h

Onde: Teatro de Arena – Av. Borges de Medeiros, 835

Quanto: *R$ 30,00 – inteira – e R$ 15,00 – meia – (estudantes, idosos, classe artística e professores)

 

Por: Liane Strapazzon