Exposição ‘Sudários’ de Carlos Vergara chega ao Instituto Ling

Até o dia 23 de agosto, o Instituto Ling apresenta a exposição “Sudários” de Carlos Vergara, um dos mais inovadores artistas contemporâneos do Brasil. A entrada é gratuita.

Carlos_Vergara_-_Monotipia_sobre_lenco_em_Taraz_Cazaquistao

A mostra que tem curadoria de Luisa Duarte inclui obras representativas do percurso de experimentação do artista gaúcho que, desde os anos 80, investiga o campo expandido da pintura e realiza trabalhos caracterizados pela inovação. Para a exposição, o Instituto recebe quatro telas do acervo do artista criadas entre 1999 e 2005, onde ele utiliza pigmentos naturais e de minérios para transferir texturas para a tela.

Além disso, uma grande instalação intitulada “Sudários” está sendo criada especialmente para a exposição. A atração é composta de 250 monotipias, técnica de impressão, realizadas em lenços de bolso, resultados de viagens do artista para diversas regiões do mundo. Dezenas de fotografias com os registros das ações que originam os Sudários completam a exibição e ressaltam a importância do processo para a obra como um todo.

Carlos_Vergara_-_monotipia_sobre_tumulo_de_Karl_Marx1-450x600

Em sua trajetória, Vergara realizou mais de 200 exposições individuais e coletivas, dentre elas a Bienal de Medelin em 1970, Bienal de Veneza de 1980 e outras cinco edições da Bienal de São Paulo.

 

Por: CL