Ecarta promove 3ª Feira de Livros sobre Vinho e Gastronomia

Nos dias 3 e 4 de julho, sexta e sábado, o Núcleo Cultural do Vinho, da Fundação Ecarta, realiza a terceira edição da *Feira de Livros sobre Vinho e Gastronomia em Porto Alegre. O evento conta com a parceria da Livraria Terceiro Mundo, cuja loja fica no Campus do Vale da UFRGS, e disponibilizará para venda uma seleção de aproximadamente 150 títulos dedicados aos temas. Todas as compras receberão, no mínimo, 10% de desconto.

Feira de Livros Sobre Vinho e Gastronomia

Além de encontrar obras interessantes para ampliar a sua biblioteca e os seus conhecimentos, os visitantes poderão aproveitar uma programação paralela, com palestras, sessões de autógrafos, mesa de aromas, exposição fotográfica, apresentação artística e degustação de vinhos. Veja abaixo a agenda completa.

A*3ª Feira de Livros sobre Vinho e Gastronomia acontece na Fundação Ecarta (Av. João Pessoa, 943, em Porto Alegre). No dia 3 de julho a visitação será das 15h às 22h, e no sábado, das 9h às 19h. A entrada é franca.

Steenberg, África do Sul_Crédito de Maria Amélia Duarte  Flores

Entre os títulos que serão encontrados na Feira, destacam-se: ‘Memórias do vinho gaúcho’ (Rinaldo Dal Pizzol – AGE Editora), “Vinho é Saúde” (Jairo Monson de Souza Filho – Vinho&Cia) ─ *ambos terão sessão de autógrafos na Feira ─, “Enciclopédia da Gastronomia Italiana” (de Mia Mangolini – Senac Editoras), “Uvas e Vinhos – Química, Bioquímica e Microbiologia” (organizadores Milla Alves Baffi , Ellen Silva  Lago-Vanzela e  Roberto da Silva – Editora Unesp), “Vinhos Versus Cerveja – Uma Comparação Histórica, Tecnológica e Social” (Charles Bamforth – Editora Senac São Paulo), “Entre o Jardim e a Horta – As flores que vão para a mesa” (Gil Felippe – Editora Senac São Paulo), “Dicionário do Vinho” (Rogério de Campos e Maurício Tagliari – Companhia Editora Nacional), “Guia Ilustrado Zahar – Vinhos do Mundo Todo” (Editora Zahar), “Chef Profissional” (Instituto Americano de Culinária – Senac Editoras) e “Os Banquetes do Imperador – Menus Colecionados por Dom Pedro II” (André Boccato e Francisco Lellis – Editora Senac São Paulo).

PROGRAMAÇÃO PARALELA

Mesa de Aromas | apresentação da enóloga Maria Amélia Duarte Flores

A técnica, que é educativa e auxilia a exercitar a memória olfativa, reúne diversos aromas naturais que traduzem os princípios descritivos de um vinho. Assim, elementos como frutas, chocolate, especiarias são expostos em taças para que os aromas possam ser sentidos em sua plenitude.

Exposição fotográfica ‘Um olhar sobre o vinho e suas paisagens’, da enóloga Maria Amélia Duarte Flores, com registros de suas visitas a regiões vinícolas de vários países.

Dia 3 de julho – sexta-feira

19h30min | Palestra ‘Vinho é Saúde’, com o cardiologista Jairo Monson de Souza Filho e sessão de autógrafo do seu livro “Vinho é Saúde!”, publicado pela Vinho&Cia

21h | Apresentação da harpista Liane Schüler e degustação de vinhos.

Dia 4 de julho – sábado

11h | Palestra ‘Memórias do vinho gaúcho’, com o vitivinicultor Rinaldo Dal Pizzol e sessão de autógrafos do seu livro “Memórias do Vinho Gaúcho”, que estará à venda na Feira;

17h | Palestra ‘Homens na cozinha’, com o engenheiro Carlos Alberto Pippi da Motta, do União Cooks, e degustação de vinhos.

3ª FEIRA DE LIVROS SOBRE VINHO E GASTRONOMIA

Quando: 3 de julho, sexta-feira, das 15h às 22h;  e dia 4 de julho, sábado, das 9h às 19h

Onde: Fundação Ecarta (Av. João Pessoa, 943, Porto Alegre)

Informações: *51 4009.2970 e www.ecarta.org.br

Fundação Ecarta em parceria com a Livraria Terceiro Mundo

Quanto: Entrada franca

Descontos de, no mínimo, 10% em todas as compras.

 

Por: Dóris Fialcoff