Adolescer está de volta com apresentações no Teatro da AMRIGS nos dias 23 e 24 de junho

Completando 13 anos de existência em maio deste ano, o espetáculo *Adolescer* está de volta com apresentações nos dias 23 e 24 de junho, no Teatro da AMRIGS. Sucesso de público, desde sua estreia em 2002 até dezembro de 2014, foram mil e quatrocentas apresentações e mais de dois milhões de espectadores do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo que assistiram ao espetáculo. “Gosto de ressaltar que finalmente chegamos à adolescência do *Adolescer*”, brinca a diretora Vanja Ca Michel.

Adolescer_0855_credito_robsonnunes

A dramaturgia de Vanja, que assina o roteiro, produção e direção do espetáculo, reflete sobre os comportamentos típicos da adolescência, reunindo fragmentos de Moacyr Scliar, do psiquiatra José Outeiral e dos psicanalistas Rubem Alves e Cybelle Weinberg.​

O espetáculo se renova constantemente, o que atrai a fidelização do público. “Se você assistir duas temporadas diferentes, em um curto período de tempo, verá que a peça é um organismo vivo. Ela absorve todas as novidades como músicas, memes, linguagem da internet, ídolos… e na mesma velocidade”, conta. “*Adolescer* é uma homenagem aos adolescentes e um alerta aos adultos sobre os cuidados e o acolhimento que esta etapa da vida enseja”.

Os atores usam em cena celulares conectados, pau de selfie e Gopro. O mais interessante é que as imagens feitas pelos atores nas apresentações entram automaticamente nas redes sociais do espetáculo. Logo após cada sessão, o público confere fotos do espetáculo tiradas na hora, interagem com os perfis dos atores e assistem vídeos feitos especialmente para os fãs. “Nos comunicamos com os fãs de *Adolescer* através dos nossos canais nas redes sociais diariamente”, explica Vanja.

Adolescer_0590_creditorobsonnunes

Encenado por onze atores entre 15 e 51 anos, o texto já foi modificado mais de 35 vezes, para manter-se sempre atual e próximo à realidade dos jovens de cada geração. “O mais importante em todo esse processo, foi o espaço para pensar e falar sobre esta fase que ainda é muito confusa para muitas pessoas”. “Nosso objetivo é surpreender o público, ainda que este já tenha visto o espetáculo diversas vezes, como se constata. Sempre é uma emoção nova”, declara.

Foi ministrando aulas de teatro para jovens em escolas da capital gaúcha que Vanja percebeu a necessidade de uma produção que compreendesse e falasse sobre adolescência. Desde a estreia no dia 28 de maio de 2002, já passaram pelo elenco mais de 80 atores e atrizes. “Eu digo que o *Adolescer* é a primeira escola de diversas gerações de atores gaúchos. Muitos nomes que hoje tem carreira consolidada no teatro, cinema e TV começaram conosco”, afirma.

Nas apresentações dos dias 23 e 24 de junho, o elenco do espetáculo contará com a participação especial do ator, cantor e humorista Lucas Krug, que recentemente concorreu ao Prêmio Multishow de Humor. Krug integrou o cast de *Adolescer* entre 2004 e 2007, e agora retorna interpretando o professor da maçã e o Nerd, personagem que fez sucesso na Escolinha do Gugu, na Record. As participações especiais nas apresentações já se tornaram marca registrada, revela Vanja. “Eu gosto muito de uma frase da peça que diz: ‘É preciso deixá-los ir, para que queiram voltar e com certeza voltarão, quando sentirem saudades’. O Adolescer está sempre de portas abertas aos nossos queridos atores”.

Adolescer_0970_credito_robsonnunes

Nos meses de junho e agosto, os espectadores que assistirem à peça poderão participar do Concurso Cultural “Adolescer e Tia Iara te levam para o Beto Carrero”, promovido pela Tia Iara Turismo, nova apoioadora do projeto. Ao final de cada sessão, o público poderá responder à pergunta “O que significa o espetáculo Adolescer para mim”?. O autor da melhor frase viajará ao Beto Carrero com acompanhante com todas as despesas pagas. O resultado será divulgado no dia 21 de agosto, na fanpage do espetáculo.

Os ingressos já estão à venda na bilheteria do teatro, pelo site  Laçador de Ofertas, e lojas Imaginarium Shopping Iguatemi e Canoas Shopping. Descontos de 50% para estudantes, idosos e sócios do Clube do Assinante. Mais informações, acesse: www.adolescer.com.br

Adolescer_1007_credito_robsonnunes

Serviço:

Adolescer – junho 2015

23 e 24 de junho, 20h30

Teatro da AMRIGS – Av. Ipiranga, 5311

Duração: 90 min

Indicação: Adolescentes a partir de 11 anos e adultos

Ingressos

Antecipados: R$ 40,00

Na hora: R$ 50,00

 

Por: Bruna Paulin