“Língua Mãe. Mameloschn” estreia em curta temporada no Goethe Institut de 23 a 30 de junho

Estreia em curta temporada no dia 23 de junho o espetáculo *Língua Mãe.Mameloschn* no teatro do Goethe Institut. O texto da jovem autora alemã Marianna Salzmann tem direção de Mirah Laline e traz no elenco Ida Celina, Mirna Spritzer, Philipe Philippsen e Valquíria Cardoso. Esta é a sexta vezque Ida e Mirna dividem o palco desde 1983, com “No Natal a gente vem te buscar”.

mirna_ida_credito_adrianamarchiori (1)

A produção da ATO cia.cênica optou por uma curta e intensa temporada de estreia, de uma semana com apresentações de terça a terça. “Pensamos que seria interessante oferecer ao público apresentações em dias da semana que não são tradicionais nos teatros da cidade, com uma temporada corrida e diferente”, revela a diretora.

A montagem, inédita no Brasil, apresenta um texto irreverente que aborda identidade, ideologia e pertencimento, sob a forma de um jogo oscilante, entre a aproximação e distanciamento dos personagens, através do diálogo cáustico de uma família judia.

Três gerações de mulheres com muito em comum: são da mesma família; vivem sob o mesmo teto; possuem a mesma origem cultural. No entanto, se diferenciam no modo com veem o mundo, expressam seus anseios e lidam com suas origens.

O trânsito sutil entre humor e drama agrega uma empatia potencial para as problemáticas que a autora aborda. Os habituais modos de comunicação, como cartas, mensagens de e-mails, jornais e o rádio, paradoxalmente, revelam na obra, toda a carga de incomunicabilidade entre as personagens, materializando sob a cena a distância entre o discurso social e as motivações pessoais.

Rô Cortinhas assina os figurinos, Rodrigo Shalako o cenário e Ricardo Vivian a iluminação. O ator Philipe Philippsen também assina a trilha sonora original. *Língua Mãe.Mameloschn* foi selecionado para o Prêmio Braskem Em Cena e terá apresentações durante o 22º Porto Alegre Em Cena, que ocorre de 03 a 21 de setembro. As apresentações da temporada de estréia seguem até o dia 30 de junho, às 20h, com ingressos a R$ 20,00 com 50% de desconto para estudantes, idosos, classe artística e alunos do Goethe Institut.

Serviço:

Língua Mãe.Mameloschn

DE 23 A 30 DE JUNHO, SEMPRE ÀS 20h

Auditório do Goethe-Institut [Rua 24 de Outubro, 112]

Ingressos no local: R$ 20,00 com 50% de desconto* para estudantes, maiores de 60 anos, Classe Artística e alunos do Goethe-Institut.

 

Por: Bruna Paulin