Após 10 anos, Leno e Lilian reatam dupla de sucesso na Jovem Guarda

Há 10 anos sem subir ao palco, a dupla Leno e Lilian tem reencontro marcado à 24h do próximo domingo (20) na Virada Cultural de São Paulo. O natalense e a carioca guardaram o momento para a comemoração dos 50 anos da Jovem Guarda, programa televisivo iniciado em 1965 que lançou Leno e Lilian ao mundo da música. Os cantores se apresentam na Avenida São João, no Centro, com um repertório que mesclará antigos sucessos, canções de suas carreiras solo e duas novas composições.

dupla
Amigos de infância no bairro de Copacabana, no Rio de Janeiro, Gileno Osório Wanderley de Azevedo e Sílvia Lília Barrie Knapp se tornaram companheiros de palco na década de 60, muito por influência dos Beatles, conforme explica Lilian. “Quando apareceram os Beatles todo mundo enlouqueceu, queria montar uma banda, cantar e se expressar. Eu e Leno fazíamos dublagem na televisão e já éramos amigos desde pequenos”, afirma.

Em 1966, veio o primeiro disco com clássicos como “Pobre Menina” e “Devolva-me”. A segunda canção também ficou conhecida na voz de Adriana Calcanhoto mais tarde. Depois de dois anos e dois discos lançados, Leno e Lilian se separaram para apostar nas carreiras solo, no entanto os encontros continuaram a acontecer e mais dois discos foram lançados na década de 70. A última apresenção aconteceu na casa de shows Canecão, no Rio de Janeiro, em comemoração aos 40 anos da Jovem Guarda.

dupla1

“Em todo esse tempo sempre nos falamos e nos encontramos, mas desde o último show ainda não tínhamos nos encontrado pessoalmente”, disse Leno ao G1 momentos antes de entrar no estúdio para o primeiro ensaio para o show da Virada Cultural. O cantor mora em Natal, enquanto Lilian reside no Rio de Janeiro. Mesmo à distância, a dupla gravou duas novas músicas.

“Meu filho Diogo Strauss, que é produtor, ajudou. Gravou uma parte, me enviou, coloquei a voz e a Lilian fez a mesma coisa. Vamos voltar com coisa nova”, ressalta. As novas canções são “Lado a Lado” e “Poeira Interestelar”. “Uma delas é balada e a outra um rock sobre astronomia. Fala sobre coisas do universo. Sou fascinado por isso”, revela Leno. A companheira Lilian afirma que a dupla tem planos de produzir mais. “Por enquanto são duas, mas pensamos em gravar seis”, conta.

dulpla2

A iniciativa de reunir a dupla partiu de Lilian, para quem o tempo sem ensaios não prejudicará o entrosamento no palco. “Tinha esse lance dos 50 anos da Jovem Guarda. A volta de Leno e Lilian vem para fazer uma homenagem aos fãs e o momento é excelente para isso. Ano que vem a dupla completa 50 anos. Como verdadeiros amigos quando se encontram, o tempo longe não fará diferença”, opina.

 

Por: G1