Quinteto Persch lança CD ‘Brasileiríssimo’ na Ecarta

O show do primeiro Ecarta Musical de junho, no sábado, dia 13, será de lançamento do CD “Brasileiríssimo”, do Quinteto Persch. Este é terceiro disco do grupo, formado pelos acordeonistas Adriano Persch, André Machado, Daniel Castilhos, Ezequiel de Toni e Luciano Rhoden. O trabalho inclui obras de cinco compositores nacionais: Toninho Ferraguti, Radamés Gnattali, Guerra-Peixe, Ernani Aguiar e Villa-Lobos. O repertório foi cuidadosamente transcrito para quinteto, mantendo as texturas originais e enriquecendo o conteúdo expressivo de cada obra com as sutilezas e peculiaridades das sonoridades do acordeon.

Quinteto Persch_Crédito_DocPhotos 2

A apresentação acontece às 18h, na sede da Fundação Ecarta (Av. João Pessoa, 943, em Porto Alegre). A entrada é franca.

Aluno da UFRGS faz abertura do show

A abertura do Ecarta Musical de 13 de junho será realizada pelo violonista e mestrando em Práticas Interpretativas, na UFRGS, João Batista Costa de Souza.  Ele executará Sonata I Op. 1, de Giovanni Zamboni Romano (1664-1721), e 3 Lieder, de Franz Schubert (1797 – 1828), com o arranjo de J.K. Mertz.

Sobre o Quinteto Persch

Em 2015, o grupo completa 16 anos de atividades ininterruptas. Iniciou em 1999, em Porto Alegre, tendo como objetivo difundir o acordeon a partir da música de câmara, demonstrando a versatilidade do instrumento e oportunizando a sua exploração com repertório erudito. Em 2007, foi contemplado no projeto Petrobras Cultural para gravação do primeiro CD, reunindo obras de Astor Piazzolla, Claudio Santoro, Antonio Vivaldi, Gioacchino Rossini e Wolfgang Amadeus Mozart.

Em 2009, foi indicado ao Prêmio Açorianos de Música, promovido pela Prefeitura Municipal de Porto Alegre, no gênero erudito, em três categorias: disco, intérprete e instrumentista, na qual foi premiado. Foi vencedor do Prêmio Circuito Funarte de Música Clássica 2010, para a realização de turnê na região nordeste. No mesmo ano, participou da 3ª Feira Música Brasil, em Belo Horizonte, Minas Gerais. Em 2011, foi selecionando nos editais de ocupação dos teatros da Caixa Econômica Federal – Caixa Cultural Brasília e do BNDES. Em janeiro de 2012, participou como grupo convidado do II Festival Internacional SESC de Música de Pelotas. Lançou em 2012 o segundo CD, com músicas de Astor Piazzolla, Lèon Boëllmann, Antonio Vivaldi e Ivano Battiston. Recebeu também o “Prêmio Funarte de Concertos Didáticos 2012 e 2014”, para a realização de concertos em Escolas Públicas. E este ano lança o terceiro CD, Brasileiríssimo.

ECARTA MUSICAL

Show de Lançamento do CD “Brasileiríssimo”, do Quinteto Persch

Com os acordeonistas Adriano Persch, André Machado, Daniel Castilhos, Ezequiel de Toni e Luciano Rhoden

Abertura: João Batista Costa de Souza, violonista e mestrando em Práticas Interpretativas, na UFRGS

Quando: 13 de junho, sábado, às 18h

Onde: Fundação Ecarta (Av. João Pessoa, 943, Porto Alegre)

Quanto: Entrada franca

 

Por: Dóris Fialcoff