MinC inicia processo de construção da Política Nacional das Artes

O Ministério da Cultura (MinC) abre, no próximo dia 9 de junho, o processo de discussão e de construção da Política Nacional das Artes (PNA). A proposta é implementar um conjunto de políticas públicas capazes de responder aos anseio artísticos da sociedade brasileira contemporânea a partir de um amplo debate com os diversos setores artísticos e com a sociedade em geral.

25052015_PNA interna2

O secretário de Políticas Culturais do MinC, Guilherme Varella, informa que a base do processo de discussão da Política Nacional das Artes serão os Planos Setoriais elaborados pelos colegiados das diversas linguagens artísticas. Segundo Varella, está sendo construída uma plataforma digital para a participação virtual e também será realizada uma série de seminários e escutas presenciais em todos os estados do Brasil, que já está sendo chamada de Caravana das Artes.

Para o presidente da Fundação Nacional de Artes (Funarte), Francisco Bosco, o dia 9 será o marco de um processo “importantíssimo” para as artes e para a revitalização da própria Funarte. “Não há precedente no Brasil de um conjunto de políticas para as artes em âmbito nacional, com a ambição de dotar o Estado de instrumentos amplos e abrangentes de apoio à produção, à fruição e à circulação da arte em suas diversas manifestações”, destacou.

O lançamento do processo de construção da Política Nacional das Artes ocorrerá na sede da Funarte, no Rio de Janeiro, a partir das 9h, com a presença do ministro Juca Ferreira e de artistas dos diversos campos e linguagens artísticas.

Por: Assessoria de Comunicação – Ministério da Cultura