Com foco no futuro musical, Unisinos promove reality show de Produtores Fonográficos

Clique na foto para assistir o teaser. Crédito: Adriana Vargas

A Unisinos promove “Os Afinadores”, um reality show de Produtores Fonográficos da universidade. É idealizado e produzido em parceria com o curso de graduação em Produção Fonográfica. O objetivo é mostrar a rotina de um produtor musical, como funciona a profissão, o que se encontra no mundo artístico, o campo de negócios e a visão de futuro.

Clique na foto para assistir o teaser. Crédito: Adriana Vargas
Clique na foto para assistir o teaser. Crédito: Adriana Vargas

O reality vai contar com quatro duplas de produtores musicais, alunos da Unisinos, que vão ter a missão de produzir um artista ou banda na gravação de um single. A escolha será feita através de um sorteio, a ideia é que assim aumente o desafio, já que os produtores não sabem qual estilo musical vão produzir. A participação dos músicos foi resultado de uma curadoria também realizada por alunos do curso.

O trabalho gravado será lançado pela gravadora experimental da universidade, a Sigmund Records, única gravadora da América Latina vinculada a uma universidade.O reality vai ter dez episódios, dois por semana, que poderão ser acompanhados pelo canal da Unisinos no YouTube.

Ao longo do reality, cada dupla vai contar com um padrinho. Um profissional da área, escolhido também por sorteio, que vai dar dicas e tirar dúvidas.  A ideia é que eles auxiliem para fechar o tom dos singles e no processo de adaptação e produção.Professores do curso e convidados do mercado vão ser jurados e ficam com a missão de avaliar o trabalho dos produtores, desde as técnicas até o resultado final.

A dupla vencedora ganha 20 horas no Estúdio Soma, um dos melhores de Porto Alegre, que serão usadas para que possam produzir seus artistas e projetos. Já os artistas que participam do reality ganham, além da produção de uma música que acontece durante o programa, a divulgação dos seus singles no canal Superplayer.fm.

O reality show “Os Afinadores” vai mostrar um trabalho que é realizado dentro do curso de Produção Fonográfica da Unisinos. Capacitar o aluno para trabalhar em várias frentes dentro da área, como gerenciar a própria carreira e se relacionar com os meios de comunicação. Como desenvolver estratégias corretas de inserção mercadológica, refletir, teorizar e saber sempre antesos movimentos da música mundial, com uma visão de futuro.

Na graduação tecnológica, além de música e produção, são desenvolvidos temas relacionados a cinema, literatura, produção textual, marketing e publicidade. Com muita inovação, o curso acompanha o que há de mais moderno no mercado. Sempre focados no futuro musical.

Tudo que acontece nas gravações do reality, os fatos inesperados, as dificuldades e as expectativas são acompanhados por uma equipe que é especializada em conteúdo para Youtube. Isso tudo poderá ser conferido a partir de junho em youtube.com/unisinosweb.

Reality Show “Os Afinadores”

Produtores Musicais

– Fábio Dornelles e Vinícius Ricardo

– Matheus Goelzer e Andreas Cassol

– Richard Thomaz e Pedro Farina

– Wagner Marques e Olímpio Bilhalva Jr.

Artistas e bandas

– Morena
Artista: Morena Bauler Chagas

Estilo: pop progressivo, rock, jazz

Camila Lopez

Artista: Camila Lopez

Estilo: MPB, samba

– Olivettes

Artistas: Felipe Oliveira, Ramiro Machado, Nathan Almeida e André Bairres

Estilo: Alternativo

– A Margô

Artistas: Rafael Brayan Ferreira Brito, Bruno Cardoso Airoldi,Leandro de Mello Lima e Fernando Szezecinski

Estilo: Rock alternativo

Padrinhos

Igor Conrad: Músico e compositor. Atualmente trabalha como operador de monitoração do DucaLeindecker, já realizou trabalhos de produção musical e gravações na Sigmund Records e trabalhos com artistas como Bebeto Alves, Matheus Kleber, Estado das Coisas entre outros.

– King Jim: Ricardo ”King Jim” WeissheimerCordeiro. É vocalista, saxofonista e compositor. Tem 58 anos e 40 anos de estrada em vários setores da cultura, mas foi na música que atingiu notoriedade com o grupo GAROTOS DA RUA. Recentemente formou o trio de músicos transplantados -”LOS 3 PLANTADOS”, que tem uma ação mais voltada para a conscientização da importância da doação de órgãos.

 Jurados

Joeblack: Nascido em Porto Alegre, é cantor e produtor musical.  Fez parte da banda de soul music The Hard Working Band, como um dos vocalistas. Como produtor musical, residindo em São Paulo, atuou principalmente no meio hip hop, R&B e pop. Trabalhou com artistas como Negra Li, Thaíde, Banda Cine, Quelynah e Cindy (grupo Antônia). Em 2014, estreou o projeto Mundo Paralelo. Dividido em dois volumes, os eps foram lançados pelo selo inglês Mullet Records. Os mini álbuns homenageiam a música negra da década de 80. Com esse lançamento, Joeblack acabou tendo reconhecimento internacional, chamando a atenção particularmente com seus remixes, lançados pelo mesmo selo. Sua releitura para o clássico Show Me Love, da cantora americana Robin S, atingiu o top da parada de vendas dos sites especializados em dance music Juno Download e Traxsource. Seus remixes e produções têm sido prestigiados e recomendados por nomes importantes da cena, tais como François K e Greg Wilson.

Charles Di Pinto: Charles “Cholly” Di Pinto é produtor musical, coordenador do curso de Produção Fonográfica da Unisinos, e criador da Sigmund Records. Trabalhou com artistas como Fernanda Takai, Walverdes, Bide ou Balde e Tom Bloch. É nativo da Filadélfia e mora em Porto Alegre há muitos anos.

Rodrigo Rheinhemer: É músico, produtor, arranjador e técnico de mixagem (estúdio e ao vivo). Já trabalhou com The Hard Working Band, Bebeto Alves, Flávio Adonis, Marcelo Corsetti (XQuinas), Adriana Deffentti, Luiz Marenco, Luciano Maia, Ana Prada (UY), DucaLeindecker, Cidadão Quem, Realidade Paralela, Constelação, Chimarruts, entre outros.
Trabalha atualmente como técnico nas companhias de teatro dos espetáculos “Bailei na Curva”, “Godspell, a esperança”, “O Apanhador”.

 

Por: Adriana Vargas