Lya Luft inaugura exposição de pinturas na Galeria de Arte Paulo Capelari dia 11 de junho

A Galeria de Arte Paulo Capelari, em Porto Alegre, inaugura no próximo dia 11 de junho, quinta-feira, às 19h, a exposição de pinturas de Lya Luft, com coordenação de Elizethe Lou Borghetti e curadoria de Paulo Amaral. A mostra reúne 25 obras em médios e grandes formatos na técnica de acrílica sobre tela, tendo como temática a natureza.

Paisagem___Foto__Roberto_Prym__br

Consagrada na literatura, Lya Luft ingressa nas artes plásticas com personalidade e entusiasmo, como bem observa Paulo Amaral: “A pintura de Lya não obedece a regras. Ela enfrenta e transgride os ditos cânones do métier. Numa sinfonia pastoral própria, da pintura de Lya nascem densas nuvens, desabam tormentas sobre falésias e florestas e movem-se ondas de formas estranhas que logo vão se acalmar na praia de alvas e sensuais dunas a desafiar a lei da gravidade. Tomando a Natureza por tema, a artista se desincumbe de tarefa nada simples, e esta sua predileção por algo que se comporta de maneira imprevisível revela a inegável dramaticidade de seu trabalho, assim como em sua obra literária”.

Para Lou Borghetti, a mestre zelosa, que orienta a artista em sua incursão pelas artes plásticas, Lya invoca o real “imaginado”. “Entre um tema e outro, tece uma bela colcha de retalhos cheia de surpresas e fantasias (…)”, comenta. E acrescenta: “Longe dos paralelos de sua escrita, ela foge do traçado conhecido e incomparável. Na pintura, Lya sente-se mais livre e confortável. Este não é seu ofício primeiro. É, antes de tudo, seu território lúdico; de puro prazer. Não importa muito se o tema e as cores  fazem sentido, se estão ou não dentro dos cânones da pintura. Lya  quer trilhar este caminho desconhecido aguçando mais e mais sua curiosidade e descobrindo novas possibilidades”.

O público poderá apreciar a exposição até o próximo dia 27 de junho, de segunda a sexta-feira, das 9h30min às 18h e sábado das 9h30min às 13h30min. A entrada é franca.

SERVIÇO:

O Quê: Exposição de Pintura de Lya Luft.

Onde: Galeria de Arte Paulo Capelari (Rua Cel. Bordini, 665) bairro Auxiliadora, em Porto Alegre-RS.

Quando: De 11 a 27 de junho de 2015. Visitação de segunda a sexta-feira, das 9h30min às 18h e sábado das 9h30min às 13h30min.

Quanto: Entrada franca

Sobre Lya Luft

Lya Luft nasceu no dia 15 de setembro de 1938, em Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul. Desde criança foi uma leitora voraz. O ambiente familiar também fomentava a paixão da menina por livros, já o pai tinha uma vasta biblioteca e o hábito de ler era cultivado pelo pais e avós. Posteriormente, estudou em Porto Alegre (RS), onde se formou em Pedagogia e Letras Anglo-Germânicas.

Ingressou na vida literária nos anos 60, com a publicação de “Canções de Limiar”, livro de poemas, primeiro lugar num concurso do Instituto Estadual do Livro. Ao mesmo tempo, começou seu oficio de tradutora do inglês e do alemão. Traduziu mais de cem livros, entre os quais autores como Virginia Wolf, Reiner Maria Rilke, Hermann Hesse, Doris Lessing, Günter Grass, Botho Strauss e Thomas Mann.

 

Por: Silvia Abreu