Artes visuais integram programação do 10° Festival Palco Giratório

Além dos espetáculos de teatro, dança e de circo, integram a programação do 10° Festival Palco Giratório Sesc/POA atividades de artes visuais. A “Exposição 10 Anos”, que poderá ser conferida até 31 de maio, é uma delas. A mostra é uma grande homenagem a todas as atividades do Palco realizadas na Capital, desde o início do evento, e está aberta para visitação em dois locais: na Cafeteria Sesc Centro (Av. Alberto Bins, 665), e na Galeria Mario Quintana do Trensurb (Estação Mercado).

A exposição de 10 anos do Festival Palco Giratório nasce de sua própria história, busca nas lembranças um lugar no tempo presente para ser recontada, através do olhar de dois artistas visuais – Charlene Cabral e Frozi Frozi – convidados para revisitar os arquivos onde ficam guardados os materiais das 10 edições do evento. Fotos, catálogos, textos foram o ponto de partida para a criação das duas exposições.

Outro grande destaque é a exibição do documentário, no dia 26 de maio, “Nas Margens do Riso – Quilombos de Alegria e Luta”, uma produção da Cia Teatro VagaMundo, de Santa Maria. O filme registra a experiência vivida pelo
Teatro VagaMundo durante a circulação por nove comunidades quilombolas do Rio Grande do Sul, entre setembro e novembro de 2014. A chegada do grupo nos povoados remanescentes e as apresentações do palhaço Rabito são
entrecortadas pelos depoimentos dos quilombolas sobre o cotidiano e a organização de cada comunidade. A exibição será realizada às 16h, no Teatro de Arena (Av. Borges de Medeiros 835, altos do viaduto).

Vale lembrar que, além da troca de informações e metodologias de trabalho, o Festival promove a interação dos grupos de teatro, dança e de circo com o público, por meio de conversas e debates que ampliam o conhecimento sobre o processo de criação no universo das artes cênicas. Confira a programação completa em www.sesc-rs.com.br/palcogiratorio.

Sinopse: A exposição de 10 anos do Festival Palco Giratório nasce de sua própria história, busca nas lembranças um lugar no tempo presente para ser recontada, através do olhar de dois artistas visuais – Charlene Cabral e Frozi Frozi – convidados para revisitar os arquivos onde ficam guardados os materiais das 10 edições do evento. Fotos, catálogos, textos foram o ponto de partida para a criação das duas exposições.