Espetáculo inspirado nos contos e lendas de João Simões Lopes Neto tem apresentações em Porto Alegre

Estreia no dia 25 de abril em Porto Alegre o espetáculo “Zaoris”. A montagem inspirada no universo de Simões Lopes Neto tem temporada de 12 apresentações entre abril e junho deste ano. Inspirado nos contos e lendas do escritor pelotense, o espetáculo mergulha no universo do escritor e traz à cena duas lendas e nove canções criadas a partir da obra do escritor que é considerado a principal figura do regionalismo rio-grandense.

zaoris_divulgacao-(4)

Zaoris conta com quatro atores e seis músicos em cena, com composições de Ita, Dico e Fernando Keiber. O musical que tange as lendas e contos simonianos através da narrativa transmitida pela oralidade, onde diversas vozes representam o estereótipo do contador de causos Blau Nunes. Intercalando lendas e canções, Zaoris relê o gaúcho dos séculos 19 e 20 e o apresenta no século 21, simbolizando os valores que sobrevivem ao tempo.

A direção de cena é de Adriane Mottola e direção musical de Fernando Keiber. Marco Froncjowiak e Maura Sobrosa Ramos assinam a cenografia, Fernando Ochôa a iluminação e Alexandre Magalhães e Silva os figurinos.

No dia 25, o público poderá conferir duas apresentações gratuitas do espetáculo, às 16h e 18h. Após a sessão das 18h, haverá um bate papo sobre o processo de criação do espetáculo. No dia 01 de maio, as apresentações serão no estacionamento da Usina do Gasômetro. Até junho, mais oito performances serão divulgadas.

A Realização é da Gaia Cultura e Arte, através do projeto contemplado em Edital do FAC – prêmio Iacen, com financiamento do Pró-Cultura RS, e apoio institucional Prefeitura Municipal de Porto Alegre/Secretaria de Governança/Centros Administrativos Regionais.

Serviço

Zaoris

Dia 25 de abril, 16h e 18h

Parque Farroupilha (Redenção) em frente ao Monumento ao Expedicionário.

Entrada Franca

Após a apresentação das 18h, haverá um bate papo sobre o processo de criação do espetáculo

 

 

Por: Bruna Paulin