Pela primeira vez em sua história, Festival de Cannes será aberto com filme dirigido por uma mulher

A organização do Festival de Cannes anunciou hoje qual será o filme de abertura da 68ª edição do evento: La Tête Haute, drama dirigido pela francesa Emmanuelle Bercot. Pela primeira vez na história do festival mais importante da sétima arte o filme de abertura tem assinatura feminina. Parece inacreditável, mas é verdade.

181058

La Tête Haute acompanha o crescimento do menino Malony (Rod Paradot), delinquente juvenil com repetidas passagens pela polícia que desperta a compaixão de uma juíza da Vara da Infância e da Juventude e de um educador, que tentam de todas as formas evitar que ele jogue fora suas chances de um futuro melhor. Catherine Deneuve, Benoît Magimel e Sara Forestier são os principais nomes do elenco.

Este é o quarto filme de Bercot, que também é atriz. Seus longas anteriores são Clément, Backstage e Ela Vai, além de um dos curtas de Os Infiéis. Em 1997 ela foi premiada em Cannes com seu primeiro projeto como diretora, um curta chamado Les Vacances.

Reconhecendo o caráter surpreendente da escolha, Thierry Frémaux explicou: “É um claro reflexo do nosso desejo de começar o Festival com uma obra diferente, ao mesmo tempo ousada e tocante. O filme de Emmanuelle […] aborda questões sociais universais, o que o torna perfeito para o público de todas as partes do mundo presente em Cannes.”

O Festival de Cannes 2015 terá os irmãos Joel e Ethan Coen na presidência do júri. A seleção oficial será revelada na próxima quinta e o festival acontecerá entre os dias 13 e 24 de maio.