Inscrições para o Concurso Poesia no Varal começam hoje em Canoas

Com o tema “Humor na Poesia”, a Secretaria Municipal de Cultura receberá no período, de segunda-feira (13) a 15 de maio, poemas para o 5º Concurso Poesia no Varal. Poderão se inscrever alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, do Ensino Médio, do Ensino de Jovens e Adultos (EJA), Mediadores de Leitura e público interessado de Canoas e Região Metropolitana.

maior_Camisetas___Ireno_Jardim

Os trabalhos devem ser entregues por Sedex ou, diretamente, na Biblioteca Pública Municipal João Palma da Silva, localizada na Rua Ipiranga, 105, Bairro Centro, Canoas. A Biblioteca terá o direito de usar as poesias sem custos de direitos autorais, porém, sempre mencionando o nome do autor. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3462.1622.

Como participar

O trabalho deve ser individual e inédito, com no máximo quatro estrofes e 12 versos (linhas) e, cada inscrito, poderá concorrer apenas com um poema. O material deverá ser entregue digitado ou manuscrito em um envelope com a identificação, porém a escola poderá reunir todos os poemas em um mesmo envelope e entregar na biblioteca.
O poema deverá ser inscrito em folha A4, em apenas um dos lados, e ter título pertinente ao tema sugerido. No verso da folha deverão constar os seguintes dados: Nome completo, escola, idade, endereço completo, nome da professora, nome do responsável pela criança, telefone para contato e série.

Critérios de Seleção
Serão adotados os critérios de adequação ao tema sugerido, originalidade de conteúdo, disposição do poema, criatividade e qualidade estética/visual.

Júri
A seleção dos dois poemas finalistas, em cada categoria, será feita por júri constituído pela Coordenadora do Programa Nacional de Incentivo à Leitura (PROLER) Canoas e escritores canoenses convidados.

Resultado e Entrega de prêmios
Os poemas escolhidos serão impressos em camisetas e colocados em um varal que ficará em exposição na Feira do Livro de Canoas. A premiação dos vencedores será no dia 17 de junho, às 14h, no Café Literário da Feira do Livro de Canoas.

 

Por: Daiane Roldão – PMC