Adolescer inicia temporada 2015 com apresentações nos dias 07 e 08 de abril, no Teatro da AMRIGS

Espetáculo dirigido por Vanja Ca Michel já teve mais de 1.400 apresentações e público de mais de dois milhões de pessoas

Completando 13 anos de existência em 2015, o espetáculo *Adolescer* inicia sua temporada com apresentações nos dia 07 e 08 de abril, no Teatro da AMRIGS. Sucesso de público, desde 2002 até dezembro de 2014, foram mil e quatrocentas apresentações e mais de dois milhões de espectadores do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo que assistiram ao espetáculo. “Gosto de ressaltar que finalmente chegamos à adolescência do Adolescer”, brinca a diretora.

adolescer_credito_robsonnunes
Foto: Robson Nunes

Foi ministrando aulas de teatro para jovens em escolas da capital gaúcha que Vanja percebeu a necessidade de uma produção que compreendesse e falasse sobre adolescência. Desde a estreia no dia 28 de maio de 2002, já passaram pelo elenco mais de 80 atores e atrizes. “Eu digo que o Adolescer é a primeira escola de diversas gerações de atores gaúchos. Muitos nomes que hoje tem carreira consolidada no teatro, cinema e TV começaram conosco”, afirma.

Encenado por onze atores entre 15 e 51 anos, o texto já foi modificado mais de 35 vezes, para manter-se sempre atual e próximo à realidade dos jovens de cada geração. “O mais importante em todo esse processo, foi o espaço para pensar e falar sobre esta fase que ainda é muito confusa para muitas pessoas”. “Nosso objetivo é surpreender o público, ainda que este já tenha visto o espetáculo diversas vezes, como se constata. Sempre é uma emoção nova”, declara.

Segundo Vanja, uma das características da peça é a renovação: “a cada ano, acrescentamos informações e uma grande quantidade de novos temas e novas tribos é colocada em discussão”, diz. “O espetáculo é uma homenagem aos adolescentes e um alerta aos adultos sobre os cuidados e o acolhimento que esta etapa da vida enseja”, afirma.

adolescer2_credito_robsonnunes
Foto: Robson Nunes

A temporada de 2015 vem recheada de novidades: novas músicas na trilha sonora, novos atores no elenco, novas coreografias. Também temas e atividades que fazem parte do dia a dia dos jovens de hoje, como o vício em aparelhos eletrônicos, as relações no mundo virtual, relação com os pais, integram o roteiro. Uma curiosidade é o uso do “pau de selfie” em cena: “os atores do elenco andam o tempo todo fazendo fotos, carregam seu pau de selfie na mochila. Então decidimos que durante o espetáculo, incluiríamos um selfie feito em cena, durante a apresentação. Na hora eles mesmos postam nos seus perfis nas redes sociais”, conta Vanja.

 

Na apresentação do dia 07, o elenco do espetáculo contará com uma participação especial. O personagem de Jair Kobe, o Guri de Uruguaiana, participará da sessão das 20h30. “Já passaram muitos guris, de vários estilos, pelo palco e a plateia. Esse é o Guri que estava faltando no *Adolescer*, o Guri do Rio Grande”, brinca.

Numa linguagem atual e bem humorada, os atores trazem situações da vida real, em uma sucessão de cenas curtas que lembram a linguagem da internet e do videoclipe. Ao longo destes anos revelou diversos talentos na cena local. O texto de Vanja reflete sobre a ética e os comportamentos típicos da adolescência, reunindo fragmentos de Moacyr Scliar, do psiquiatra José Outeiral e dos psicanalistas Rubem Alves e Cybelle Weinberg.

adolescer1_credito_robsonnunes
Foto: Robson Nunes

O espetáculo conta com apresentações nos turnos da manhã e tarde, para agendamentos de grupos de escolas. Interessados devem entrar em contato através dos telefones (51) 91159024 | 33430832 ou pelo email adolescer@gmail.com.

Os ingressos já estão à venda na bilheteria do teatro, na loja Imaginarium do Shopping Iguatemi e pelos sites Peixe Urbano e Laçador de Ofertas. Descontos de 50% para estudantes, idosos e sócios do Clube do Assinante. Mais informações, acesse: www.adolescer.com.br

 

Adolescer 2015

07 e 08 de abril

Sessões para escolas 09h30 e 14h30

Público geral 20h30

Teatro da AMRIGS – Av. Ipiranga, 5311

Duração: 90 min.

Indicação: Adolescentes a partir de 11 anos e adultos.

Ingressos:

Antecipados R$ 50,00

Na hora R$ 25,00

 

 

Por: Bruna Paulin