Povo da Rua circula com “Os Dez Mandamentos da Capital

Contemplado pelo Prêmio Funarte Artes Cênicas na Rua, a peça será encenada nos dias 24 e 26/3 em Porto Alegre e depois parte para São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.

O espetáculo “Os Dez Mandamentos da Capital”, do Povo da Rua – Teatro de Grupo, volta a ser encenado em Porto Alegre em duas apresentações. A primeira é gratuita e aberta ao público, na terça-feira (24/3), às 19h, na Rua João de Oliveira Remião, 4444, em frente ao CPCA – Centro de Promoção da Criança e do Adolescente, no Bairro Lomba do Pinheiro. Já na quinta-feira (26/3), o espetáculo será apresentado para alunos da Rede Social Murialdo (Rua Vidal de Negreiros, 583). A peça foi contemplada pelo Prêmio Funarte Artes Cênicas na Rua, e entra em circulação agora, passando por São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília nos próximos meses.

Foto 4 Bolivar Lauda e Mayna Ávila- Povo da Rua-Os 10 Man damentos da Capital

“Os Dez Mandamentos da Capital” retrata a saga de um bando insatisfeito com o modelo de cidade que aprisiona, angustia e coisifica sentimentos e afetos. Insatisfeito e movido por uma utopia, o grupo decide partir em busca da Terra Prometida, e lá, construir uma cidade ideal. No entanto, as coisas não saem como o planejado. As brigas pelo poder e a burocratização são os maiores obstáculos para a realização do sonho.

A dramaturgia do espetáculo foi construída a partir de pesquisa sobre diversas fontes, dentre elas, a Bíblia – especialmente as passagens referentes a Moisés (considerado o primeiro legislador da história). Estudos relacionados ao Urbanismo e Sociologia (com foco no processo de construção de Brasília, exemplo de cidade pré-programada e burocratizada) também foram realizados. Segundo a diretora Evelise Mendes, “todas estas questões perpassam a história dessas personagens, cuja saga carrega um pouco das nossas angústias e desejos em relação à vida urbana”.

O espetáculo estreou em 2013, com apresentações em Porto Alegre, Novo Hamburgo, Canoas, Esteio, Taquara, Viamão, Alvorada, Campo Bom, Osório e Guaíba. Recebeu indicação de melhor dramaturgia no Prêmio Açorianos do mesmo ano.  Em 2014 participou do Festival Internacional de Teatro de Rua de Porto Alegre e do Festival Palco Giratório.

Povo da Rua – Teatro de Grupo

 

Em 2015, o Povo da Rua – Teatro de Grupo completa 17 anos de trabalho artístico na cidade de Porto Alegre/RS. Originou-se de movimentos sociais, apresentando intervenções em espaços públicos e de rua, concomitante à pesquisa de sua 1ª montagem.

Realizou sete espetáculos (seis de Teatro de Rua e um espetáculo Músico-Teatral de Sala): “Os 7 Pecados do Capital”, de 1999 a 2001; “O Mistério das 4 Chaves”, de 2001 a 2005; “Pedro Malazartes da Silva”, de 2002 a 2004; “A Ciranda dos Orixás”, de 2006 a 2007, “A Caravana da Ilusão”, de 2009, “Os Dez Mandamentos da Capital” em 2013 e a mais recente montagem para Teatro de Rua “Zona Paraíso” que estreou em março de 2014.

Por: Raphaela Donaduce Flores