Abertura da exposição Fórmulas Abstratas na Fundação Vera Chaves Barcellos

Abrindo a temporada de mostras da Sala dos Pomares em 2015, a Fundação Vera Chaves Barcellos apresenta, de 21 de março a 18 de julho 2015, a exposição Nelson Wiegert I Fórmulas Abstratas.

SONY DSC

Com organização e expografia de Vera Chaves Barcellos e do próprio Nelson Wiegert, a exposição individual do artista destaca sua mais recente produção: fotografias de grande formato, em preto e branco, que reproduzem intervenções sobre fórmulas matemáticas, gerando imagens de grande força e rigor. A esse conjunto de trabalhos, o artista denominou Fórmulas Abstratas.

A ideia da obra surgiu em uma visita ao Instituto de Mineralogia e Física de Munique no momento em que o artista observou fórmulas deixadas em um quadro negro. O trabalho é uma espécie de acerto de contas do artista com a matemática, campo do conhecimento humano que nunca antes havia despertado seu interesse.

A execução da obra revelou ao artista um novo método de desenho rápido sem a utilização do papel. “Por permitir apagar e refazer, o desenho a giz sobre o quadro é um ótimo método de trabalho, ágil e constante. Os desenhos selecionados são fotografados e computadorizados, podendo ser reproduzidos. As reproduções são igualmente selecionadas e, posteriormente, impressas como peças únicas. Com essa breve exposição, espero que este trabalho chegue ao espectador com o mesmo impulso livre que despertou em mim” – diz o artista.

 

A série ocupará toda a galeria do térreo da Sala dos Pomares. Desenhos, fotografias e colagens que esclarecem sobre o processo de construção da obra de Nelson Wiegert poderão ser vistas pelo público no mezanino. A mostra exibirá trabalhos da coleção do artista e do Acervo da FVCB.

Nelson Wiegert I Fórmulas Abstratas permanece em cartaz até o dia 18 de julho de 2015 e contará com uma programação paralela constituída por palestras com teóricos e visitas mediadas que integram o Programa Educativo da FVCB, que segue apostando no poder socialmente transformador da arte.

Serviço:

EXPOSIÇÃO Nelson Wiegert I Fórmulas Abstratas

ABERTURA: dia 21 de março de 2015

TRANSPORTE GRATUITO para o dia da abertura

Porto Alegre – Viamão – Porto Alegre, com saídas às 11 horas e às 14 horas, em frente ao Theatro São Pedro (Praça da Matriz – Centro – Porto Alegre).

Inscrição pelo e-mail: info@fvcb.com

Visitação de 21 de março a 18 de julho. Visitas sob agendamento prévio pelo telefone (51)8229 3031 ou e-mail: educativo@fvcb.com: de segunda a sexta-feira, das 14h às 17h30 e terças e sextas, das 9h às 12h.

Endereço: RS 040 | Av. Senador Salgado Filho, 8450 (pórtico de entrada ao lado do condomínio Buena Vista, altura da parada 54), VIAMÃO, RS.

Por: Andrei Moura