Inscrições para oficina teatral gratuita com Franciele Aguiar seguem até esta sexta-feira

Como tornar o ator consciente dos elementos que constituem seu ofício? Quais caminhos  criativos permitem fazer disponíveis tais elementos, a fim de utilizá-los na investigação de resistências e hábitos incorporados e no trabalho sobre si? Este é o mote da oficina gtratuita “Ver, Escutar, Revelar e Encontrar: Caminhos Para Uma Investigação da Presença”, que a atriz Franciele Aguiar ministrará na Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), de 23 a 27 de fevereiro, das 9h às 13h. Serão disponibilizadas 15 vagas e os interessados deverão enviar breve currículo e carta de intenção para o e-mail satoriteatro@gmail.com até 13 de fevereiro.

show_img

A atividade pretende conduzir os participantes ao desenvolvimento de um processo de trabalho que permita o alcance de qualidades de presença e atenção mais sutis em relação aos condicionamentos da experiência cotidiana. A partir de jogos físicos e exercícios serão exploradas as possibilidades técnicas do corpo do atuante, abordando o ato criativo através da busca pela eliminação dos obstáculos que impedem o encontro do comportamento orgânico. Por meio de um trabalho prático sobre o espaço, o corpo, a relação com o outro e através da criação de uma pequena estrutura performativa individual pretende-se dar início à exploração de uma conexão corpo-mente no instante presente, em busca da não-divisão que devolve ao ato o impulso que é sua potência. Em pauta, oficina, ações essenciais, como ver, escutar, revelar e encontrar serão exploradas a partir do trabalho sobre os seguintes fundamentos: consciência do espaço e reação aos seus elementos constituintes; consciência corporal; relação entre precisão e organicidade; composição de movimento e ritmo; circulação da atenção; vibração da voz; flexibilidade, força, equilíbrio, plasticidade; reação e contato; e elaboração da ação.

Serviço: 
Data: 23 a 27 de fevereiro de 2015
Hora: 9h às 13h
Local: Sala Cecy Frank – 4º andar da CCMQ (Andradas, 736).
Número máximo de participantes: 15
Inscrição: Até 13 de fevereiro, mediante o envio de breve currículo e carta de intenção para o e-mail satoriteatro@gmail.

 

Franciele Aguiar:

Graduada em Teatro e mestranda em Artes Cênicas pelo PPGAC/UFRGS, integra a Satori Associação Teatral, na qual participou como atriz/produtora dos espetáculos “Yvonne, Princesa da Borgonha” (2007), “A Serpente” (2009), “A Mulher de Putifar”, “Noite de Walpurgis” (2010) e “O Estranho Cavaleiro” (2013), todos com direção de Irion Nolasco. Em 2011 dirigiu “Lady Macbeth”, mesmo ano em que “Noite de Walpurgis” é reconhecido como Espetáculo-Revelação no Prêmio Açorianos de Teatro. Em 2012, com a esquete “O Retrato de Laura”, vence o II Festival de Esquetes da CCMQ. Em 2013, recebeu o Prêmio de Melhor Atriz por “Sonhos [Im]possíveis” no II Montenegro em Cena, tendo sido indicada ao Prêmio Mais Teatro Revelação de Melhor Atriz, pelo mesmo espetáculo no Prêmio Açorianos de Teatro.

 

Através do Programa de Intercâmbio e Difusão Cultural do MinC, participou, com “A Serpente”, em 2009, do VI Festival Universitário de Teatro da Universidad de Caldas (Colômbia) e do VI Encuentro Internacional de Maestros y Escuelas de Teatro, em 2013, na cidade de Quito (Equador), com “Noite de Walpurgis”. No mesmo ano, com o projeto “O Estranho Cavaleiro: um Exercício de Estilo”, recebeu o Prêmio de Incentivo à Pesquisa em Artes Cênicas do Teatro de Arena, promovido pela Secretaria de Estado da Cultura do RS. Integrou a equipe de organização do seminário “Flor de Obsessão”, sobre a vida e a obra de Nelson Rodrigues, realizado em 2010, em parceria com a Coordenação de Artes Cênicas da Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre; e do ciclo “Noite de Walpurgis de Cinema”, produzido em parceria com o CineBancários.

Entre os cursos que participou, destaca o Mimo Corpóreo, ministrado por Leela Alaniz (2009), aoOficina Laban no Movimento, com Marina Benini (2009); Introdução à Biomecânica Teatral de Meyerhold, ministrada por Gennadi Bogdanov (2011) e o Summer Intensive Program do Workcenter of Jerzy Grotowski and Thomas Richards, ministrado por Thomas Richards, Mario Biagini e demais membros do Workcenter (2014).