Depósito de Teatro abre inscrições para oficinas de 2015

Foto: Jéssica Barbosa

Neste ano, o *Núcleo de Formação de Atores* completa 16 anos de atividade e experiência e faz do *Depósito de Teatro* uma referência na transmissão de conhecimento em arte dramática. Mais de quinhentas pessoas já passaram pelas *Oficinas do Depósito* e muitas delas se encontram no mercado de trabalho.

Foto: Jéssica Barbosa
Foto: Jéssica Barbosa

Em 2015, dando sequência ao trabalho na área formativa, com a intenção de fomentar e difundir a prática teatral, o Depósito de Teatro abre vagas para os seguintes cursos:

 

Oficina de Formação de Atores: curso extensivo de um ano de duração direcionado a iniciantes.

Oficina de Formação de Atores – Nível Avançado: oferece uma opção de continuidade aos que já possuem uma pequena experiência anterior.

Oficina de Iniciação: teatro para iniciantes, destinado a qualquer pessoa que tenha mais de 16 anos e queira ter um contato inicial com o teatro.

Oficina de Iniciação – Módulo II: para os recém-iniciados na arte teatral com pelo menos uma experiência anterior.

Oficina de Teatro para Crianças: destinadas a crianças dos 7 aos 11 anos.

Oficina de Teatro para Adolescentes: para atender o público entre 12 e 15 anos.

Oficina de Teatro para Terceira Idade: que abre uma oportunidade para pessoas de mais de 60 anos expressarem-se através do teatro.

 

Abaixo um breve apanhado de informações sobre cada um dos cursos oferecidos.

 

OFICINA DE FORMAÇÃO DE ATORES  – Terças e Quintas, das 19h30 às 22h30

Esta oficina é direcionada tanto àquelas pessoas que pretendem iniciar-se na arte dramática com a pretensão de se tornar um ator, quanto àqueles que buscam o teatro como um hobby ou uma oportunidade para se desinibir ou experimentar-se na área. É uma oficina de iniciação teatral destinada a quem não possui experiência anterior. A Oficina de Formação de Atores proporcionará aos alunos um trabalho com técnicas teatrais elementares. Será trabalhada a desinibição, o jogo, a improvisação, a expressão corporal e vocal, a interpretação e a criatividade. Os alunos poderão vivenciar o teatro através da encenação de uma peça com temporada de 12 apresentações aberta ao público como trabalho de conclusão.

A Oficina de Formação é um curso extensivo que inicia em março e termina em dezembro, com uma montagem de conclusão que permanecerá em cartaz durante um mês. Na Oficina de Formação de Atores já foram encenados 14 espetáculos, entre eles, *Vereda da Salvação, O Casamento, O Circo da Anão do  Grande e Elivai Star Lá.

OFICINA DE FORMAÇÃO DE ATORES – NÍVEL AVANÇADO  – Segundas e Quartas, das 19h30 às 22h30

Esta oficina direciona-se àquelas pessoas que já provaram o gostinho do teatro através de cursos e/ou montagens anteriores e que querem dar continuidade à sua carreira no teatro. É, na realidade, uma oficina que visa ensaiar e encenar uma peça. Lida diretamente com a criação de cenas e com a construção de personagens. Propõe ao aluno-ator um espaço de criação e expressão através do teatro.

A Oficina de Formação – Nível Avançado é um curso extensivo, uma vivência teatral, que inicia em abril e termina em no final de agosto com a apresentação do espetáculo de conclusão. Nesta Oficina já foram encenados 5 espetáculos, entre eles: Nossa Senhora dos Afogados e Fragile.

OFICINA DE INICIAÇÃO – Sábados, das 14h30 às 17h

Proporcionará aos alunos vivências com o universo teatral. Será trabalhada a desinibição, o jogo dramático, a improvisação, a expressão corporal e vocal, a interpretação e a criatividade. A oficina proporcionará aos alunos uma experiência teatral através de pequenos experimentos cênicos que, na conclusão do curso, serão mostrados ao público.

OFICINA DE INICIAÇÃO – MÓDULO II – Sábados, das 17h30 às 20h

Propõe ao estudante de teatro um aprofundamento nos seus conhecimentos e experiências cênicas. Através da utilização do jogo dramático, da improvisação ativa e de outros exercícios corporais, buscaremos a exploração de níveis mais profundos de expressão corporal e vocal, de interpretação e criatividade. A oficina ainda proporcionará aos alunos uma experiência teatral através da montagem de uma peça de conclusão de curso que terá três sessões de apresentação.

OFICINA DE TEATRO PARA CRIANÇAS (de 7 a 11 anos) – Sábados das 10h às 13h

A partir de um olhar atento dos professores, a oficina irá trabalhar de forma lúdica e brincada os aspectos elementares do trabalho do ator, tais como: desinibição, criatividade, relação com o espaço e com o outro, foco, concentração, improvisação, expressão corporal, vocal e elementos da cena. Através de jogos coletivos e individuais, o aluno poderá alcançar um olhar sobre si e o outro, trabalhando o fazer teatral com total liberdade de expressão e exercitando a sua autonomia criativa. Como resultado desta vivência, ao final da oficina, os alunos irão experimentar seu aprendizado participando da montagem de uma peça teatral.

OFICINA DE TEATRO PARA ADOLESCENTES (de 12 a 15 anos) – Sextas, das 14h30 às 17h30

Num espaço de total liberdade e expressão, trabalhando a noção de coletivo, o aluno irá experimentar, além do contato com os elementos básicos do ator e da cena, um aprofundamento do fazer teatral. O grupo será desafiado a entrar em contato consigo e com o outro, despertando o prazer e a brincadeira teatral, através de jogos e exercícios de teatro. Como resultado desta vivência, ao final da oficina, os alunos irão mergulhar no processo de montagem de uma peça teatral.

OFICINA DE TEATRO PARA A TERCEIRA IDADE (acima de 60 anos) – Terças, das 16h30 às 18h30

Esta oficina, ao oferecer uma oportunidade para que pessoas com idade superior a 60 anos possam resgatar um antigo sonho de expressar-se através do teatro, tem como objetivo promover a socialização, a autoestima e o autoconhecimento. Além do aprendizado de técnicas teatrais, os idosos poderão exercitar sua criatividade, aumentar a concentração, ativar a memória, superar limites e trabalhar em equipe. Através da expressão dramática e de práticas teatrais, o grupo será desafiado a entrar em contato consigo e com o outro, despertando para o prazer proporcionado pelo teatro, sentindo-se mais vivo e mais ativo na terceira idade. Como resultado desta vivência, ao final da oficina, os alunos irão mergulhar no processo de montagem de um esquete teatral.

Mais informações em: www.depositodeteatro.com, ou pelo email: depositodeteatro@gmail.com

 

Por: Liane Strapazzon