Maratona de cursos na área cultural

Em janeiro e fevereiro, o Cemec promove uma série de cursos para quem vive de cultura, com pacotes especiais. É o #VerãoCemec, que reúne especialistas diversos sobre assuntos necessários para quem precisa se atualizar profissionalmente na área.

A maratona começa no dia 12 de janeiro, com o curso Projetos Culturais. Coordenado por Daniele Torres, o curso aborda planejamento e elaboração de projetos, o funcionamento das leis de incentivo mais utilizadas no país, comunicação e captação de recursos, e ferramentas de gestão e avaliação.

projetos1.225x225

Nos dias 17 e 18 de fevereiro, estreia o curso Mercado Editorial, coordenado por Vanessa Ferrari, da Companhia das Letras. Entre os assuntos a serem tratados estão o papel do editor, a confecção do livro, a questão dos direitos estrangeiros e o mercado de livros eletrônicos.

Lei Rouanet será o assunto de 19 a 22 de janeiro, desde o histórico, passando pelo funcionamento da lei, o uso do Salic Web e o fechamento da produção. Os professores são Fábio de Sá Cesnik (Cesnik, Quintino e Salinas Advogados), Michele Ferraresso (Animus) e Natali Nepomuceno (Olivieri e Associados Advocacia).

Já nos dias 24 e 25 de janeiro, o curso Gestão Cultural será apresentado por Valerya Borges, responsável por coordenar a criação do edital cultural do Instituto Claro. Ela trará conceitos e mecanismos para auxiliar os participantes a gerir projetos e negócios, analisando formas de financiamento e as relações entre o segmento cultural e patrocinadores.

E encerrando o mês, de 26 a 29, mais um novo curso na grade: Empreendedorismo Cultural. Sandra Tucci, coordenadora da pós-graduação em Curadoria em Arte do Senac São Paulo, falará sobre conceitos e dinâmicas do empreendedorismo e apresentará estudos de casos na área cultural para depois, em exercícios práticos, apoiar os participantes na construção colaborativa de um empreendimento.

Fevereiro começa com Gui Afif ensinando sobre formas de financiamento, prospecção, argumentação de venda, comunicação e negociação com clientes e patrocinadores, no cursoCaptação de Recursos.

Na sequência, de 2 a 5 de fevereiro, mais uma novo curso: Comunicação para Projetos Culturais. As aulas abordarão desde os conceitos básicos para a criação de um plano de comunicação, passando por conhecimentos de marketing, relacionamento com a mídia e uso das principais redes sociais. Com Gisele Jordão (ESPM), Piatã Kignel (Santander Brasil), Larissa Marques (Lema) e Mônica Barros (Grudaemmim).

Dias 7 e 8 de fevereiro, Ana Carla Fonseca apresenta mais uma edição de seu curso Cidades Criativas. A partir da análise de casos práticos de países diversos, o aluno é levado a mergulhar em cidades de escalas, histórias e contextos dos mais diversos, todas buscando se reinventar.

Prestação de Contas é o tema do curso que acontece de 9 a 11 de fevereiro. Uma oficina prática sobre os principais cuidados a serem observados na prestação, desde o dever constitucional do proponente até os pormenores da legislação e suas regulamentações. Com Melissa de Mendonça Moreira (Cesnik, Quintino e Salinas Advogados) e Sirlene Ciampi (Animus).

Profissionais da área musical que queiram se internacionalizar podem participar, de 9 a 12 de fevereiro, do curso Mercado Internacional da Música, coordenado pela BM&A. Panorama do mercado, shows, promoção e planejamento estratégico são alguns dos assuntos abordados nas aulas.

O Programa de Ação Cultural do governo do estado de São Paulo (ProAC) será o tema de jornada de 23 a 26 de fevereiro. Elainy Mota, Inti Queiroz e Sirlene Ciampi abordarão desde o histórico da lei, passando pelo funcionamento do programa, o sistema de inscrição, até a prestação de contas.

E para encerrar a maratona, de 28 de fevereiro a 1 de março acontece o curso Produção de Eventos Culturais, com Isaíra Maria Garcia de Oliveira. Ela traça um breve panorama da área de cultura e entretenimento, apresentando dados e indicadores do cenário cultural brasileiro, além de situar os participantes nas principais atividades inerentes à produção de shows e eventos culturais: planejamento, logística, aspectos legais, gestão financeira e pós-produção.

Há descontos de 10% para quem se inscrever em dois cursos; 20% para inscrições em três cursos; e 30% para aqueles que fizerem quatro cursos ou mais.

Confira a programação completa, currículos dos professores e outras informações no site www.redecemec.com