25 polêmicas dos Simpsons: Zoeira com Brasil, viagens, violência e ironia

Criador dos Simpsons, Matt Groening não varia muito sua resposta quando o desenho aparece metido em polêmicas. Segundo ele, a equipe do programa de TV “trabalha com estereótipos”. Mas mesmo com a defesa, os Simpsons incomodam muita gente. Veja abaixo 25 das principais polêmicas do seriado.

simpsons-neymar

Simpsons contra Rio
No episódio de 2002, o Rio de Janeiro é mostrado como uma cidade cheia de ratos, ladrões, sequestradores e macacos. A polícia era retratada como preguiçosa e os homens como bissexuais. O produtor James Brooks pediu desculpas após ameaça de processo pela secretaria de turismo da cidade.

Neymar machucado
O desenho fez uma previsão sobre a lesão de Neymar na Copa do Mundo. Homer vira juiz e El Divo, uma versão de Neymar, se joga na área, simulando um pênalti. Homer, que quase foi “comprado” para dar a vitória ao Brasil, não apita e o jogador sai na maca. No episódio de março de 2014, o Brasil perdia para a Alemanha por 2 a 0, na final.

Brasil, de novo
A dublagem em português de um episódio de 2007 escondeu mais uma crítica ao Brasil. Quando os Simpsons chegam à Baía de Barnacle, nos EUA, Lisa diz que o lugar é o que pior que já foi. Na versão para o Brasil, Bart só diz: “Tem certeza?”. Na verdade, a pergunta era: “Não achou o Brasil pior?”. E a resposta era algo do tipo “Ok, pior depois do Brasil”.

simpsons-guy

Tapas e beijos com ‘Family Guy’
Em 2005, Seth MacFarlane foi acusado de plágio em episódio. O contra-ataque do criador de “Family Guy” foi mais sem noção: botou o pervertido Quagmire para estuprar Marge e matar os Simpsons. A zoeira não foi ao ar, mas vazou. Depois, as duas famílias fizeram as pazes em episódio conjunto.

Casamento gay
Também em 2005, o casamento gay foi legalizado em Springfield. A cidade buscava atrair turistas. Uma das irmãs de Marge saiu do armário e Marge não deu apoio.

Simpsons contra Austrália
O país é mostrado como pouco desenvolvido em “Bart contra a Austrália”. Após o episódio, que foi ao ar em 1995, a equipe do desenho disse ter recebido mais de 100 cartas com reclamações de australianos. Houve ainda protesto de políticos do país.

Soco no presidente
George Bush é ridicularizado em desenho exibido em 1996. Homer briga com ele, que era seu vizinho. Em 1992, o então presidente americano havia dito que os Simpsons representavam o declínio da moral.

bart-pelado

Nu frontal de Bart
No filme dos Simpsons, Bart anda de skate nu e tem o corpo coberto por diferentes objetos durante o trajeto. Mas, no fim, ele aparece totalmente pelado.

Bart gay?
No episódio “A fobia de Homer”, de 1997, o pai da família tem dúvidas se Bart é gay. A Fox cogitou não levar o episódio ao ar, mas ele ganhou Emmy.

Made in Korea
O grafiteiro britânico Banksy idealizou uma nova abertura e fez uma sequência final com pessoas de aparência oriental, algumas crianças, em um ambiente insalubre trabalhando em animações e produtos Simpsons. A ideia teria inspiração em notícias de que os produtores terceirizariam a maior parte do trabalho para uma empresa na Coreia do Sul.

Muçulmanos terroristas
Em 2009, Homer acusa vizinhos muçulmanos: seriam terroristas. Ele descobre que o chefe da família na verdade era operário. Homer deixa claro que não sabe nada do Islã. Chega a chamar Alá de “Oliver” e fala que o Alcorão seria “A Coroa”.

comichao-cocadinha

Comichão e Coçadinha
O desenho preferido de Bart é cheio de sangue e violência. “Itchy & Scratchy” é o nome original do gato e rato que tentam matar um ao outro, sempre do modo mais sórdido.

Crítica a Disney
O episódio com o parque temático dos personagens Comichão e Coçadinha critica o “império da Disney”. No episódio, o criador do desenho tem passado nazista.

Nova Orleans
Episódio de 1992 tinha uma canção que contrariou moradores da cidade americana de Nova Orleans. A letra só fala coisa ruim do lugar, uma “terra de piratas, bêbados e putas”.

Dia de São Patrício
As ironias com a data comemorativa não foram bem recebidas por todos no Reino Unido. Há uma briga entre habitantes da Irlanda do Norte e da República da Irlanda. Bart diz: “Onde está o Ira (Exército Republicano Irlandês) quando você precisa deles?” Um membro do parlamento norte-irlandês criticou a piada.

11/9
“A cidade de Nova York contra Homer Simpson” foi ao ar nos Estados Unidos originalmente em 1997. Após os atendados de 11 de setembro, o episódio parou de ser exibido. Depois, piadas sobre as Torres Gêmeas foram cortadas.

bart-general

Bullying bélico
O quinto episódio da 1ª temporada, de 1990, tem violência e citações a filmes de guerra como “Nascido Para Matar”, mas em contexto escolar. Ao aparecer pela primeira vez, Nelson soca Bart várias vezes. É o episódio mais controverso do início do desenho.

Fogo amigo
“Os Simpsons”, que é da Fox, já se envolveu em polêmica com a Fox News. Em episódio de 2010, aparece um helicoptero da emissora de notícias com o slogan “Não somos racistas, mas somos o número 1 entre racistas”.

Descuido
Após o acidente nuclear de Fukushima, no Japão, em 2011, emissoras de TV da europa passaram a não exibir trechos de Simpsons com piadas sobre o descuido de Homer e de outros funcionários na Indústria Nuclear de Springfield. É comum ver Homer dormindo e não se importando com normas de segurança.

Voto pelas cuecas
Em 2012, Homer é barrado ao tentar votar, por não apresentar um documento. É liberado ao dizer que é “um cara branco de 40 anos” que não foi para a faculdade e que se informa apenas com monitores em postos de gasolina. Vota em Romney porque o candidato usa “cuecas mágicas”, referência às vestes religiosas que alguns mormons usam.

lenny-carl

Ditadura
Na 19ª temporada, de 2008, Carl diz para Lenny: “Gostaria de uma ditadura como a de Juan Perón. Quando sumia com você era pra sempre”. E o amigo responde: “E além disso a esposa dele era a Madonna!” A Fox decidiu não exibir o desenho na América Latina.

Casal gay?
Lenny e Carl sempre estão juntos no bar do Moe. Os produtores chegaram a afirmar que os dois formavam um casal gay, mas depois disseram tratar de uma “piada”.

Processo
O ator Frank Sivero processou os produtores de Simpsons. Segundo ele, o personagem Frankie Carbone (interpretado por ele em “Os bons companheiros”), inspirou uma mafioso do desenho. Ele pediu US$ 250 milhões de indenização.

Guerra das bonecas
“Homenagem” à Barbie, Malibu Stacy é uma crítica a brinquedos superficiais. Uma versão da boneca falava duas frases “Não me pergunte, sou só uma garota” e “Vamos fazer compras?”. Lisa tentou desafiar o reinado da boneca, com um brinquedo para meninas inteligentes. Mas a “Lisa, Coração de Leão” não venceu a disputa contra Malibu.

Patriotismo
Em 2004, as cantoras do Dixie Chicks surgem no desenho como se fossem presas políticas. Um ano antes, o grupo country havia dito que se envergonhava de ser texano como o então presidente George W. Bush. No episódio, os Simpsons são acusados de não serem patriotas.