Peça Fassbinder – O Pior Tirano é o Amor, em Canoas com entrada franca

O espetáculo Fassbinder – O Pior Tirano É o Amor, dirigido por Clovis Massa, com dramaturgia de Diones Camargo, terá única apresentação em Canoas, neste sábado (13/12), às 19h, no Centro Social Urbano Mathias Velho (Rua Rio Grande do Sul, 1790), com entrada franca. Após o espetáculo, haverá um debate sobre o processo de criação, entre a equipe e o público presente. A atividade integra o projeto contemplado no edital de Concurso Desenvolvimento da Economia da Cultura – Pró-cultura RS (Fundo de Apoio à Cultura). Sucesso de público quando esteve em cartaz em Porto Alegre, na Sala Álvaro Moreyra, em novembro, a montagem recebeu recentemente seis indicações para o Prêmio Açorianos de Teatro 2014, nas categorias Produção, Cenografia, Figurino, Dramaturgia, Melhor Ator Coadjuvante (para Luciano Pieper) e Melhor Ator (para Marcos Contreras).

Fassbinder 4 - Diane Sbardelotto (1280x945)

A montagem inédita em Canoas é baseada na biografia de um dos maiores e mais polêmicos cineastas da história, Rainer Werner Fassbinder (1945 – 1982) – autor de dezenas de filmes para o cinema e para a TV, além de peças teatrais mundialmente conhecidas. O elenco é formado por Frederico Vittola, Luciano Pieper, Martina Fröhlich, Marcos Contreras, Renata de Lélis, Rodrigo Shalako e Viviana Schames. Quem assina a trilha sonora é Claudio Levitan e Carina Levitan.

Fassbinder – O Pior Tirano É o Amor percorre três momentos distintos da vida do diretor: do adolescente ambicioso ao jovem temperamental, até culminar no adulto desencantado, suas facetas se misturam e se confundem, não apenas entre si, mas também com suas criações, construindo, assim, uma figura fragmentada, ambígua e – por isso mesmo – complexa, tais como os personagens inesquecíveis que ele criou.

Fassbinder 6 - Diane Sbardelotto (974x1280)

Fassbinder realizou 43 filmes ao longo de um período de treze anos e participou como autor, adaptador ou diretor de pelo menos dez montagens teatrais. No entanto, apesar de ter se tornado um dos principais diretores do moderno cinema alemão, sua obra dramática permanece pouco encenada na atualidade. Sua breve, porém intensa, vida foi marcada por escândalos, excessos e amores desesperados – elementos que se tornariam matéria prima para compor suas obras mais controversas. Entre suas realizações mais conhecidas estão As Lágrimas Amargas de Petra von Kant, O Casamento de Maria Braun e Lili Marlene.

Fassbinder 17  - Diane Sbardelotto (853x1280)

 

Por: Dona Flor Comunicação