5ª Semana Municipal da Capoeira reforça o segmento em Canoas

Foto: Ireno Jardim

A Semana Municipal da Capoeira de Canoas, que será realizada entre os dias 19 e 23 de dezembro, vai reunir em Canoas mestres e demais praticantes dessa modalidade cultural na cidade. O evento vai envolver rodas de capoeira, debates, oficinas e troca de experiências entre os grupos locais.

Foto: Ireno Jardim
Foto: Ireno Jardim

No dia 28 de novembro, a Secretaria Municipal de Cultura publicou, por meio da SMPG, o edital Nº 494/2014, Chamamento Publico Nº 38/2014, que normatizou as inscrições de projetos para ra 5ª Semana Municipal da Capoeira por associações, grupos de capoeira e representantes de associações, interessados em participar desse evento. O edital destina R$ 16.500,00 para até 11 projetos deste segmento.

A Capoeira

A capoeira, ou capoeiragem, é uma expressão cultural brasileira que mistura arte marcial, esporte, cultura popular e música. Desenvolvida no Brasil principalmente por descendentes de escravos africanos, é caracterizada por golpes e movimentos ágeis e complexos, utilizando primariamente chutes e rasteiras, além de cabeçadas, joelhadas, cotoveladas, acrobacias em solo ou aéreas.

A Roda de Capoeira foi registrada como bem cultural pelo IPHAN no ano de 2008. Em novembro de 2014, a Roda de Capoeira recebeu o título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO.

Por: PMC