Exposição revela o cotidiano de periferias brasileiras com traços de quadrinhos

Resultado do diálogo entre o ilustrador brasileiro Ricardo Manhães e o roteirista francês Jean-David Morvan, a exposição Brésils – regards croisés estreia em Porto Alegre no dia 29 de setembro, na Aliança Francesa Zona Sul. O encontro inusitado entre estes artistas, ambos de renome internacional no universo franco-belga dos quadrinhos, gerou uma nova leitura visual e poética da periferia brasileira. Os olhares cruzados desses artistas convidam todos a brindar a alegria e o colorido do homem comum e a valorizar o modo de ser e de viver do povo brasileiro.

foto-painel-08

Morvan tem como hábito viajar pelo mundo sozinho, descobrindo locais diferenciados e os fotografando. De maneira intimista e descontraída, registrou o cotidiano das pessoas das periferias nordestinas e enviou para Manhães opinar. Daí surgiu a ideia de uma exposição que casasse as duas artes: a fotografia e a ilustração.

Ricardo Manhães criou novas ilustrações de forma gráfica sobre o olhar do estrangeiro. Na mostra, são dez painéis do brasileiro acompanhados por dez fotos de Morvan, onde é possível distinguir bem a interpretação de cada artista sobre o momento registrado. Para Carolina Coral, idealizadora da mostra e mulher de Manhães, quando o artista faz essa interferência, cria outra obra, enfatizando certas coisas que na foto talvez estejam diluídas. “Ricardo coloca a energia e a potência dele nas fotos”, explica ela.

Na quinta-feira, 29 de setembro, Ricardo Manhães estará na Aliança Francesa Zona Sul (Wenceslau Escobar, 3206) para o lançamento da exposição. Antes, na quarta, 28 de setembro, o artista participa do bate-papo *De Asterix à Tintin*, às 19h, na Biblioteca do Sesc Centro (Alberto Bins, 665). Os dois eventos têm entrada gratuita.

Os artistas

Ilustrador brasileiro atuando há 14 anos no mercado europeu de histórias em quadrinhos, Ricardo Manhães possui 16 álbuns publicados na França, na Bélgica e na Holanda. É o criador da personagem “Gothic Girl”, cultuada por góticos em blogs do mundo todo. Artista convidado para participar dos álbuns MSP+50 e Mônica(s), em homenagem aos 50 anos de carreira de Mauricio de Sousa, nos quais constam nomes mundiais como Milo Manara e Will Eisner. Manhães participou também, como único artista latino-americano, do álbum “Concile à Bulles”, homenageando os célebres personagens “Asterix & Obelix”. Indicado na categoria Destaque Internacional no Troféu HQMix, Manhães expôs em janeiro de 2015  no Palais International des Beaux-Arts de Paris o painel “Pêche culturelle”, em homenagem a Florianópolis.

Já Jean-David Morvan é roteirista de quadrinhos atuando na França com vários títulos publicados em editoras importantes e coleções de renome. Seu maior sucesso é a série “Sillage”, conhecida em vários países do mundo. Morvan também participou das novas versões da consagrada série franco-belga “Spirou & Fantasio”, ao lado do grande ilustrador José Luis Munuera.

 

Serviço:

Exposição Brésils – regards croisés

De 29 de setembro a 12 de novembro

Aliança Francesa Zona Sul: Wenceslau Escobar, 3206 – Tristeza

Entrada franca

 

Encontro De Astérix a Tintin

28 de setembro, às 19h

Biblioteca do Sesc Centro: Alberto Bins, 665

Entrada franca. Vagas limitadas. Confirmar presença pelo telefone (51) 3284.2072 até 26/09.

 

Por: Julia Assef