Espetáculo ”Desvio” no Theatro São Pedro no Dia Internacional da Dança

Em comemoração ao Dia Internacional da Dança, a Muovere Cia de Dança Contemporânea apresenta o espetáculo Desvio no dia 29 de abril, a partir das 11h, na praça do Multipalco Theatro São Pedro, com entrada franca. Em caso de chuva, a apresentação será cancelada.

20160426-desvio-600x400

O espetáculo foi concebido em 2012 por Jussara Miranda, inspirado em ações corporais ordinárias de transeuntes na relação com o trânsito, tendo sua pesquisa realizada em três bairros de Porto Alegre, de diferentes características econômicas, sociais e geográficas. Desde 2008, a companhia incluiu o contexto da cidade como o plano de consistência artística, ou seja, campo de criação, de pesquisa e de produção em dança. De início, a experiência desenvolveu-se pela carência por um espaço físico próprio para o grupo realizar suas experiências laborais, resultando na adoção da cidade como o lugar de realização dos processos.

“Desvio” propõe associar o espaço da cidade com a dança artística, possibilitando que o público sinta-se representado; desafiar o corpo dançante como animador da cidade e estimular o imaginário coletivo. Almeja alterar os modos de produção em dança mediados pelos encadeamentos do corpo em sintonia com a urbanidade, atribuindo o fazer e o recepcionar, como produtores de fruição em dança.

O projeto possui dois formatos: “Desvio Sinal”, uma interferência coreográfica de improviso dirigido e realizada em espaços de retenção de semáforo, desafiando as habilidades de improvisação das bailarinas Joana Amaral, Annita Brusque, Didi Pedone e Letícia Paranhos. O segundo momento é pautado por uma oficina, atraindo públicos diversos para participar da gincana de dança.

 

Por: Sul21