Filme ‘Território do Brincar’ será exibido e comentado no Centro Corpo Alegre

A geografia dos gestos infantis foi documentada no filme Território do Brincar, que será exibido no dia 21 de janeiro no Corpo Alegre – Centro de Movimento Arte e Cultura, às 19h30min. O longa-metragem assume o brincar infantil como narrativa de uma história. Gestos que contam histórias, revelam narrativas, constroem uma linguagem própria do brincar e nos apresentam a nós mesmos. Sem a pretensão de ser didático ou de provocar discussões, aposta na força sensível infantil para apresentar uma pesquisa utilizando o cinema como ferramenta para mostrar a mudança que se quer ver.

filme-TDB_cartaz

Após a exibição do filme será realizado um roda de conversa com a participação da professora Tania Ramos Fortuna, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tânia Ramos Fortuna é Pedagoga, especialista em Jean Piaget. Mestre em Psicologia Educacional e Doutora em Educação, é Professora de Psicologia da Educação da Faculdade de Educação (UFRGS). Criou e dirige o Programa de Extensão Universitária “Quem quer brincar?”, no qual realiza diversas ações de formação continuada sobre jogo, brinquedo, ludicidade, brincadeira e educação. Na linha de pesquisa “Universidade e Formação de Professores”, é pesquisadora na área da formação lúdica do educador.

Essa atividade compõe um ciclo preparatório para a formação que acontecerá esse ano em Porto Alegre, realizada pelo Instituto Brincante de São Paulo em parceria com o CORPO ALEGRE Centro de Movimento, Arte e Cultura e CRIA Comunicação e Cultura. A formação A ARTE DO BRINCANTE PARA EDUCADORES é composta por sete módulos que serão realizados entre os meses de março a outubro e será ministrado por profissionais considerados referência na área de arte-educação e da cultura popular.

 

Por: Tati Bastos