“Recortes no Metrô” voltam à Galeria Mario Quintana da Trensurb

Gravuras sobre fotos, feitas pelo artista Pablo Aguiar, retratam passageiros em transportes públicos pela Europa.

A próxima segunda-feira (4) marca o início da exposição Recortes no Metrô, na Galeria Mario Quintana, situada na Estação Mercado da Trensurb, em Porto Alegre. Buscando compartilhar a experiência que viveu no exterior, o artista Pablo Aguiar traz gravuras feitas durante seu intercâmbio na Europa, em metrôs, trens e bondes de diversas cidades, incluindo Lisboa, Londres, Bruxelas, Viena, entre outras. Em 2013, o artista expôs na mesma galeria seus Recortes no Metrô, porém com imagens do metrô operado pela Trensurb.

“RECORTES NO METRÔ” VOLTAM À GALERIA MARIO QUINTANA DA TRENSURB
Arte: Pablo Aguiar

 

Recortes no Metrô

Há quase cinco anos, em 2011, Pablo andava de metrô diariamente. No trajeto de aproximadamente 40 minutos, entre Porto Alegre e São Leopoldo, de maneira natural, a ideia surgiu. “Era quase uma hora de viagem. Eu estava também angustiado nessa época, pois não desenhava por falta de tempo e sabia que se quisesse melhorar o meu traço deveria praticar muito mais”, conta o artista.

Ele começou desenhando as pessoas que via no trem, depois resolveu colar as gravuras feitas em fotografias. Foi assim que o projeto nasceu, “ao perder a vergonha e adquirir um bloco de notas”, como afirma o artista.

O artista

Pablo é estudante de comunicação digital e nasceu em Alvorada. Aos 27 anos, ele já trabalhou em agências de design e, atualmente, é diagramador em um jornal e faz charges para outro. Em 2014, realizou um intercâmbio no norte da Espanha durante o período de um ano, participando de um curso de artes na Facultad de Bellas Artes da Universidad del País Vasco.

Segundo o artista, na viagem, conheceu diversos metrôs, contudo nenhuma deles tinha tantas ações em prol da cultura quanto a Trensurb. “Tive a oportunidade de conhecer estações de outros lugares na Europa e esse espaço que a Trensurb oferece para artistas não encontrei em nenhum lugar pelo qual passei.  A biblioteca, as exposições, o Arte nos Trilhos, entre outras. São várias iniciativas que contribuem de forma significativa para a cultura do nosso estado”.

Serviço

O quê: Exposição Recortes no Metrô, por Pablo Aguiar.

Quando: a partir de 4 de janeiro de 2016, das 5h às 23h20.

Onde: Galeria Mario Quintana, localizada no túnel de acesso às plataformas de embarque e desembarque da Estação Mercado da Trensurb.

Quanto: R$ 1,70 (tarifa unitária do metrô).

 

Por: Imprensa Trensurb