Biblioteca Livros Sobre Trilhos inaugura nova exposição com dicas de sustentabilidade

A Biblioteca Livros sobre Trilhos inaugurou oficialmente no inicio desta semana, uma nova exposição com a presença de Melissa Pires, diretora do Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS, instituição responsável pela produção do material. Os painéis trazem dicas sobre sustentabilidade e atitudes conscientes a serem tomadas diariamente, baseando-se no tema da 13ª Semana Nacional de Museus: “Museus para uma sociedade sustentável”. A iniciativa surgiu de uma parceria entre a Trensurb e o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) – que também inclui divulgação da programação da Semana nos canais de comunicação da empresa.

CORREÇÃO_ BIBLIOTECA LIVROS SOBRE TRILHOS INAUGURA NOVA EXPOSIÇÃO COM DICAS DE SUSTENTABILIDADE

Ao conferir a mostra, a diretora Melissa Pires lembrou o propósito da exposição, que é “trazer pequenas dicas sobre um cotidiano sustentável, que até, muitas vezes, as pessoas tem consciência e fazem, sem perceber que agem beneficamente ao meio ambiente e à própria vida”. Nas palavras da diretora, “é uma oportunidade incrível expor na biblioteca para trazer esses conhecimentos ao público e fazer divulgações científicas”. O curador pedagógico da exposição, Lucas Esgorla Almeida .

O curador pedagógico da exposição, Lucas Esgorla Almeida, destaca – entre outras informações da exposição – há dados que evidenciam o quanto os usuários do trem contribuem para a preservação da natureza, por deixarem de utilizar o transporte rodoviário, evitando emissão de gases poluentes. A exposição fica na biblioteca localizada na plataforma de embarque da Estação Mercado da Trensurb até 7 de junho.

A 13ª Semana de Museus

A Semana Nacional de Museus acontece anualmente para comemorar o Dia Internacional de Museus (18 de maio), quando os museus brasileiros, convidados pelo Ibram, desenvolvem uma programação especial em prol dessa data. O tema norteador dos eventos é proposto pelo Conselho Internacional de Museus (Icom). Neste ano, a sua 13ª edição ocorrerá entre os dias 18 e 24 de maio, quando instituições museológicas de todo o país promoverão atividades em torno do tema “Museus para uma sociedade sustentável”. Mais informações podem ser obtidas no site do Ibram.

Serviço

O que: exposição especial da 13ª Semana Nacional de Museus.

Quando: até 07/06, das 5h às 23h.

Onde: Espaço Cultural da Biblioteca Livros sobre Trilhos, localizada na

plataforma de embarque da Estação Mercado da Trensurb.

Quanto: R$ 1,70 (tarifa unitária do metrô).